sexta-feira, agosto 07, 2009

Monografia - Centro de Gastronomia em Campina Grande





Centro de Gastronomia



A cidade de Campina Grande não possui ainda um centro especializado em gastronomia, a proposta que este projeto vem a fazer é um instituto de gastronomia que visa criar e treinar chefes, garçons e barmens, entre outros, numa região que está em crescimento na cidade, na qual visamos além de um aumento na renda da cidade pelo incentivo ao turismo como também uma forma de ajudar a população carente a se especializar e ter uma profissão.


O centro, cuja proposta é ser uma instituição de Parceria Público-Privada, tem como objetivo difundir e valorizar a cultura da culinária da Região, pretendendo ser um dos maiores pólos gastronômicos do Nordeste.


A proposta inicial do projeto é visar o social com o ensino do preparo dos alimentos para a população carente que mora nas proximidades do local como a comunidade do Bairro de Sandra Cavalcanti e ao longo do tempo se estender a um maior número de pessoas.


O Bairro De Sandra Cavalcanti é localizado na zona sul da cidade de Campina Grande, de acordo com os dados do IBGE de 2002 a População total de 6.116 habitantes, é uma área carente que se localiza próximo a um bairro nobre da cidade, a maioria de seus moradores são de origem humilde e o local é marginalizado e perigoso devido ao comércio ilegal de drogas.


O Centro de Gastronomia se destacará desde o ensino do preparo dos alimentos no qual os alunos irão aprender nas salas de aula e laboratórios essa nova profissão, além de poderem exercitar o que aprenderam durante o curso na cozinha industrial.


Os cursos serão destinados à população local e proporcionará uma forma de que os alunos além de aprenderem uma nova profissão, tenham uma oportunidade de qualificação para auxiliar em uma boa inserção no mercado de trabalho, pois estarão futuramente trabalhando na cozinha industrial e toda a comida que for produzida por eles serão vendidos no restaurante ou nas lojas, dessa forma além de ajudar a população carente ainda servirá de destaque dentro do setor turístico, atraindo pessoas de outras localidades para consumir os produtos produzidos no local.


Seu programa se resume a uma Escola de gastronomia, Restaurante, 12 lojas de venda de produtos que poderão ser consumidos no local e uma cozinha industrial.


O objetivo principal do empreendimento é fundir arquitetura, urbanismo, paisagismo e tecnologia com respeito ao cidadão.



Localização do terreno

O terreno escolhido para abrigar o Centro de Gastronomia localiza-se no Bairro do Catolé entre a Rua Vigário Calixto e a Rua Nazinha Goes de Albuquerque.


Implantação


Zoneamento

Planta Coberta


Fachadas

Cortes




Pérgola


Guarita

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fantástico o blog,muito organizado!
    Parabéns mesmo.

    Visite. casaecologica9.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ESTAREI EM CAMPINA GRANDE, A PARTI DE 05/07/10,FAZENDO UMA CONSULTORIA GSTRONOMICA PARA ABERTURA DE RESTAURANTE QUE VAI REVOLUCIONAR A GASTRONOMIA LOCAL.
    GASTRONOMO DE FORMAÇÃO,CHEF DE COZINHA,CONSULTOR.
    ARI CARDOSO
    81-99544574

    ResponderExcluir
  4. Parabens pela iniciativa.

    Estou indo morar em campina grande e queria saber se existe algum curso de gastronomia por ai.


    POde me ajiudar?

    abs!!!
    marcioimoveispb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Lorena, gostei muito do seu projeto.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar,pois estou querendo fazer o meu projeto de TCC um centro gastronômico.

    Se puder me ajudar com sugestões de fluxo essas coisas. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Lorena, meu nome é Maria e sou de São José dos Campos- SP. Tenho interesse e fazer meu TFG sobre Centro Gastronômico e estou tendo certa dificuldade em encontrar algum material relevante como referencia, Gostaria de saber se você poderia me ajudar?

    Se puder auxiliar em alguma coisa ficaria muito agradecida.

    Meu email é lena_mfd@hotmail.com

    ResponderExcluir