quinta-feira, setembro 03, 2009

Arquiteto x Engenheiro Civil


Qual será a linha divisória entre o trabalho de um arquiteto e um engenheiro civil? Esta é uma pergunta difícil de responder, uma vez que as atribuições são quase as mesmas. Até onde vai um e onde o outro começa?


Projetos e construções são atribuições de arquitetos e engenheiros.

O arquiteto traduz no projeto todos os anseios, desejos e necessidades do cliente. O arquiteto cria o projeto, define o escopo e fiscaliza junto com o engenheiro a execução conforme planejado.

O engenheiro cuida da execução dos projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico, etc.), assim como orienta os funcionários a respeito de questões técnicas e de acabamento atuando desde o início até a entrega da obra.

O que o arquiteto faz, o engenheiro não pode fazer e o que o engenheiro faz, o arquiteto não pode fazer.

O responsável pela elaboração de um projeto é o arquiteto e o responsável pela qualidade da execução da obra é sempre de quem acompanha a obra, ou seja, do engenheiro.

Não há como negar que o projeto é a alma da casa! Ele é produzido bem antes da casa (pelo menos deveria ser!) e consegue transmitir a personalidade e as necessidades dos moradores.

Antes mesmo de ser elaborado, procuro fazer algumas reuniões com os clientes, afim de descobrir a melhor distribuição dos espaços, trazendo qualidade de vida à família.

Para meus clientes, sempre sugiro que façam uma lista com os desejos de toda família. Nessa hora as necessidades e as prioridades são destacadas. Outra dica que passo é o passeio pela cidade, observando as casas. Assim consegue-se perceber o que gosta e o que não agrada tanto. Esse exercício ajuda a definir algumas impressões que serão levadas em consideração na elaboração do projeto.

Claro que essa pesquisa toda, deve ser bem aplicada pelo profissional. O arquiteto saberá equilibrar essas informações sempre em busca da melhor solução.

LEMBRE-SE: Contratar um arquiteto garante que as necessidades da família sejam atendidas. Além disso, simplifica a execução, diminui o prazo de entrega, evita desperdício de material, prevê e resolve possíveis problemas e controla o orçamento.


A qualidade dos espaços em que passamos a maior parte do tempo tem influência direta no nosso bem-estar e nas atividades que ali realizamos. Portanto os ambientes da casa e do local de trabalho são super importantes para melhorar nosso rendimento, bom humor e qualidade de vida.

Ter a oportunidade de construir ou reformar um imóvel para que ele corresponda exatamente aos desejos é uma grande realização pessoal, e merece um planejamento cuidadoso, que leve em consideração todos os aspectos técnicos, estéticos, funcionais e financeiros envolvidos numa obra, além da personalidade e estilo de vida dos proprietários.


Construa certo, contrate um arquiteto!

4 comentários:

  1. Muito bem Lorena, arquitetura é arte, quando o engenheiro executa ele também faz arte dando vida à criação do arquiteto. A poesia do arquiteto já aparece desde a concepção da obra, a do engenheiro, só na entrega das chaves... esse intervalo é uma ciência exata.

    ResponderExcluir
  2. é as duas profissões tem que caminhar juntas, um não pode exercer a atividade do outro, eles se complementam, cada macaco no seu galho, cada um no seu quadrado. A gente mesmo trabalha com uma eng. em equipe, pq a gente n entende de estrutura e ela n entende do conforto termico, distribuição dos espaços, ela mesmo diz que não se arrisca a fazer o que não é preparada, e eu tb n me arrisco a fazer o que não é da minha área.

    ResponderExcluir
  3. olá Lorena,
    gostaria 1º de parabenizá-la pelo blog, e por suas postagens que possuem bons assuntos.
    2º gostaria de fazer algumas ressalvas a respeito de sua postagem acima.
    Arquitetos também podem e devem cuidar da execução do projeto, assim como orientar aos funcionários durante a execução. Ao contrário do que você afirma no 3º e no 5º parágrafo.
    Uma das funções do arquiteto é ser responsável técnico e como responsável técnico ele executa com qualidade e fiscaliza os funcionários na execução do projeto.
    3º Arquitetos podem e devem entender a respeito de estrutura. Na minha formação pelo menos isso aconteceu.
    3º acredito que os demais itens de sua postagem expressam a necessidade de um arquiteto.

    ResponderExcluir