quarta-feira, setembro 30, 2009

Uma pitada de COR!!

Uma cor diferente na parede já faz toda diferença ao ambiente. Sem falar que essa pequena transformação é de custo baixo e de rápida execução. Porém ao escolher as cores, descubra quais as sensações que as cores trazem ao espaço!


As cores são divididas entre cores quentes e cores frias. As cores quentes, são relacionadas com o sol e o fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias fazem relação ao céu e o mar: azul, verde e violeta.

Amarelo: sugere vivacidade, luminosidade; dá sensação de proximidade, de alegria, lembra o ouro; seu uso em excesso pode produzir monotonia e cansaço.






Laranja: Cor muito estimulante, associa-se com ação, energia e força.




Vermelho: Desperta o entusiasmo, dinamismo, incentiva os instintos naturais. Possui total relação com o emocional.




Azul: Transmite calma e harmonia. É a cor do bem-estar. Pode ser utilizada em dormitórios de crianças e de adultos hiperativos.





Verde: Sinônimo de saúde, estabilidade e esperança. Misteriosa, é indicada para qualquer ambiente, devendo ter o cuidado de contrastar com detalhes em cores quentes.




Violeta: Transformadora de energias. Expressa individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores. Indicado para locais onde se priviligie a meditação.





Branco: Simboliza a pureza. Favorece a introspecção. Revitaliza e estimula a humildade, sensação de limpeza e luminosidade. Ótimo para qualquer ambiente, mas pode tornar monótono se o local for totalmente branco.




Preto: Simboliza o poder, transmite a sensação de elegância e sobriedade. Indicada para detalhes de acabamentos ou objetos. O uso excessivo pode tornar o ambiente muito escuro.





Para encurtar seu ambiente: Aplique tons escuros nas paredes menores. Essa técnica é recomendada para espaços muito compridos.




Para alongar seu ambiente: Aplique cores mais escuras em duas partes opostas. Essa técnica é ideal para espaços quadrados.

Para rebaixar o teto: Você deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no teto.

Para elevar o teto: Aplicar cores escuras nas paredes e mais clara no teto.

Interessante: As cores frias, como: azul, violeta e verde, ampliam o ambiente. São ótimos para os espaços que precisam passar uma sensação de espaço e dimensão.

Cores quentes, como: vermelho, amarelo e laranja diminuem visualmente o ambiente. São estimulantes.

Quanto mais escuras, mais pesadas são as cores. Por isso, existe a tendência de utilizar tons escuros próximos ao chão, com a finalidade de fundamentar o ambiente.

A falta delas torna o cômodo visualmente opressivo, como num hospital.

O design da mobília fica favorecido se houver contraste entre sua cor e os tons da parede. Cores primárias, quando usadas em demasia, cansam a vista.

Para áreas grandes, como paredes, prefira tons mais claros na mesma cor. Se tiver dúvidas, para não errar, utilize apenas uma cor, variando seus tons e matizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário