segunda-feira, janeiro 17, 2011

A importância da iluminação

A especialização que estou fazendo é em iluminação e arquitetura de interiores, aproveitando um pouco sobre o tema de lighting design vou comentar um pouco sobre a importância da iluminação nos ambientes.

Encontrei alguns projetos com esse foco e separei para mostrar aqui!


Essa primeira imagem mostra o ambiente apenas com a iluminação geral, percebam que apesar de estar todo iluminado, nenhum objeto ganha destaque.




Nessa imagem, observamos o mesmo ambiente com uma iluminação direcionada para a mesa de centro, valorizando completamente os objetos ali posicionados. Esse efeito foi obtido através das luminárias do tipo ARs embutidas no gesso, elas possuem o facho mais concentrado, proporcionando o destaque de objetos.






Os abajures atrás do sofá, por possuirem a cúpula de vidro opalino (leitoso) distribuem essa luz difusa e torna o ambiente mais aconchegante.






E para finalizar, as minidicróicas direcionadas destacam a marcenaria do apartamento.

Projeto do arquiteto Bernard Leroux em conjunto com a La Lampe.


Uma dica importante: Se você vai reformar um ambiente, procure um arquiteto que vai estudar o espaço e suas potencialidades, com isso consegue indicar as melhores opções para um bom projeto luminotécnico.

Lembre-se que no final das contas, nem sempre o "faça você mesmo" traz economia e satisfação. A consulta de um profissional habilitado pode fazer toda a diferença no resultado esperado!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário