quinta-feira, novembro 05, 2009

Lâmpadas



Ganharam espaço no mercado por serem muito mais econômicas e eficientes que as incandescentes. Não geram tanto calor, tanto que são chamadas de lâmpadas frias, (tome cuidado para não achar que elas não emitem calor nenhum) e iluminam mais com uma potência menor.

Encontramos no mercado lâmpadas fluorescentes tubulares, PL e compactas. As tubulares foram as primeiras a surgir e levam esse nome por terem formato de um tubo. Podem chegar a 1,5 m de comprimento. As PL possuem dimensões reduzidas. Ambas precisam de um reator externo para funcionar.

A grande desvantagem desses dois tipos é que não se encaixam em bocais comuns. Por já possuírem o reator integrado, permitindo o encaixe em bocais comuns, as compactas, embora mais caras, se tornaram as mais consumidas. A economia energética de todas é igual, a diferença é estabelecida pelo preço de cada uma.

É importante saber que, as tubulares e PL, são mais ecológicas do que as compactas, já que o reator tem uma vida útil mais longa do que a lâmpada. Sendo assim, quando você joga fora uma lâmpada compacta, o reator é descartado juntamente, mas ainda em funcionamento. As tubulares podem ser encontradas em várias espessuras.

Quanto mais finas, mais econômicas e maior sua vida útil. Além disso, usam menos materiais poluentes na sua fabricação. Mas o preço é um pouco mais alto.

A luz pode ser amarela ou branca. E assim como as incandescentes, as amarelas são indicadas para deixar os ambientes mais aconchegantes. As brancas são indicadas para ambientes ativos, onde se quer estimular a produtividade como em escolas, escritórios e hospitais, ou o consumo em restaurantes do tipo fast-food, lojas, shopping centers e etc.

A quantidade de luz emitida pelas duas cores é a mesma, embora a branca de a sensação de iluminar mais.

Fique atento na hora de jogar uma lâmpada fluorescente no lixo, por conter gases tóxicos não pode ser descartada em qualquer lugar. Existem programas de coleta especificamente para esse tipo de material.



Fonte: blogportobello

Nenhum comentário:

Postar um comentário