sábado, dezembro 26, 2009

Chaise Balanço | Oscar Niemeyer

BlogPortobello_Oscar.NiemeyerOscar Niemeyer já é conhecido e admirado por muitos pelos seus grandes projetos arquitetônicos feitos de concreto com design inconfundível. O que você pode ainda não saber é que ele está presente no desenvolvimento do design brasileiro, principalmente pela sua relação com os diversos designers que equipavam seus projetos.

A partir dos anos 70, como forma de buscar maior integração em seus projetos, Niemeyer começou a desenhar móveis, sempre atento aos principais problemas de produção de mobília no país. Inicialmente, a produção de seus móveis era fabricada pela empresa Tendo Brasileira e, ao final da década de 1980, a Móveis Teperman passou a produzir as criações de Niemeyer.

Entre os projetos estão cadeiras, poltronas, mesas, cadeiras de balanço, espreguiçadeiras e marquesas. Mas o destaque maior é para uma cadeira de balanço em especial, a Chaise Balanço, criada em parceria com sua filha Anna Maria, em 1977.

BlogPortobello_oscar.niemeyer.chair

BlogPortobello_oscar.niemeyer.chair1Muito atento à funcionalidade, Oscar Niemeyer projetou uma cadeira de balanço longa, em madeira prensada em largas faixas curvas com palhinha de Viena. O apoio para a cabeça é feito de couro macio, o que a deixa ainda mais confortável.

O móvel, considerado uma obra de arte, foi vencedor do prêmio Pritzker, e reproduz as linhas sinuosas de seus projetos. A cadeira está à venda na Way Design, por “apenas” US$ 45 mil.

Um comentário:

  1. Quantas cadeiras desse modelo foram feitas? Como saber se são originais?

    ResponderExcluir