quinta-feira, dezembro 17, 2009

Light Steel Framing

Estava ajudando uma colega com a maquete para o tcc dela que usava estrutura de Steel Framing, vou aproveitar e falar um pouco sobre:




Moradia construída segundo o sistema Light Steel Framing podendo observar-se o esqueleto metálico antes da aplicação do revestimento estrutural.



Light Steel Framing é uma designação utilizada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o betão (ou: concreto) é apenas empregue nas fundações ou caves. O sistema também é conhecido por Estruturas em Aço Leve, construção LSF ou construção com aço galvanizado.

O Light Steel Framing (LSF), assim conhecido mundialmente, é um sistema construtivo de concepção racional. Por ser um sistema industrializado, possibilita uma construção a seco com grande rapidez de execução.


A grande vantagem do Light Steel Framing é tempo de obra. Pode-se construir uma casa em até três meses. Isto comparado com o prazo de construção do método convencional em alvenaria que pode ser de até 12 meses é muito pouco tempo! Além disso temos uma obra seca. Ou seja, uma obra onde o acumulo de detritos e utilização de água são mínimos.

A escolha dos materiais e de mão de obra é essencial na velocidade de construção e no desempenho do sistema. Para trabalharmos com o LSF, precisamos estar com o projeto definido previamente. Já que a casa pode vir com varias de suas partes pré - montadas de fabrica.Os materiais de acabamento também. Visto que pelo tempo de obra, não podemos perder tempo com divagações e alterações de obra.

O que pode ser um engessamento da criatividade, gera mais organização no planejamento da construção. Tanto pelo arquiteto como pelo contratante. O resultado é um orçamento muito preciso do custo, antes do inicio da obra. Muito mais tranqüilidade para quem esta investindo e facilidade na obtenção de financiamentos.


Apesar de ser considerada uma tecnologia nova, a origem do Light Steel Framing remonta ao inicio do século XIX. Na verdade, historicamente inicia com as habitações em madeira construídas pelos colonizadores no território americano naquela época.

A partir daí, as construções em madeira, conhecidas por ”Wood Frame”, tornaram-se a tipologia residencial mais comum nos Estados Unidos. Aproximadamente um século mais tarde, em 1933, com grande desenvolvimento da indústria do aço nos estados unidos, foi lançado na Feira Mundial de Chicago, o protótipo da uma residência em Light Steel Framing que utilizava estrutura de aço substituindo a estrutura de madeira.

O uso dos perfis de aço passou a ser mais vantajoso devido a maior resistência e eficiência a estrutural do aço e a capacidade da estrutura de resistir a catástrofes naturais como terremotos e furacões.



Assim, Light Steel Framing poderá traduzir-se por Estruturas em Aço Leve.



Edifício construído segundo o sistema Light Steel Framing podendo observar-se o esqueleto metálico parcialmente coberto com o revestimento estrutural, as placas de OSB.



Pormenor de estrutura de cobertura metálica pelo interior de um edifício construído segundo o sistema Light Steel Framing.

Vantagens:

Segurança estrutural;

Conforto;

Isolamento térmico;

Equilíbrio da humidade no ambiente;

Isolamento acústico;

Rapidez de construção;

Ganho em tempo;

Redução de custos;

Versatilidade na construção;

Construção sustentável;

Reabilitação urbana.



Quantidade de perfis montantes estruturais num edifício construído segundo o sistema Light Steel Framing.

Apesar das vantagens da construção LSF e das preocupações ambientais, o preço continua a constituir um factor importantíssimo na tomada de decisão . Algumas pessoas confundem este tipo de edifícios com construções pré-fabricadas e imaginam que o preço deverá ser muito mais baixo que os praticados na construção vulgar.

Na verdade, uma construção Light Steel Framing é tão pré-fabricada quanto uma em alvenaria. Tal como os tijolos já vêm prontos de fábrica e depois sobrepostos no local, o mesmo acontece com os perfis, que usualmente necessitam de ser cortados em obra. As entidades bancárias não financiam pré-fabricados visto que a obra pode, em teoria, ser desmontada e deslocada. Num edifício com estrutura metálica só é possível demolir o edifício tal como em qualquer outro caso, sendo que o aspecto final é rigorosamente igual ao de qualquer outra casa.

E naturalmente o acesso ao crédito decorre como habitualmente em qualquer construção vulgar. As construções Light Steel Framing são completamente iguais, tanto pelo exterior como pelo interior a qualquer outra construção.

O que varia é a estrutura metálica que lhe confere mais segurança e os materiais de isolamento térmico e acústico que lhe garantem mais conforto.

Empregam-se os mais recentes materiais, eficientes e tecnicamente evoluídos actualmente disponíveis no mercado da construção civil. Os níveis de segurança e conforto são muito superiores à habitação média que usualmente se constrói usando o cimento e o tijolo. Naturalmente, a maior qualidade tem o seu custo.

Apesar disso, as construções com estrutura em aço são comercializadas por valores semelhantes a qualquer outra habitação. Isto é possível devido à menor utilização de mão de obra, a uma gestão eficiente dos profissionais envolvidos e à racionalização dos meios de transporte e maquinaria.

Ou seja, menos tempo de construção resulta numa poupança substancial de recursos o que permite alcançar valores finais competitivos. Além disso, o custo inicial também pode ser rentabilizado com o passar do tempo devido a uma menor manutenção e a uma considerável poupança energética na climatização.



Pormenor de acabamento de telhado numa moradia com estrutura em Light Steel Framing.



Parafusos de cabeça sextavada com broca, adequados para construção Light Steel Framing.



Reconstrução de cobertura com mansardas em edifício antigo usando o sistema Light Steel Framing.


Urbanização de edifícios com estrutura em aço indiferenciáveis dos vulgares.

6 comentários:

  1. Visto que se fala sobre o Light Steel Frame (Framing) neste post, aproveito para informar que existe um site em português com centenas de páginas sobre este sistema construtivo. É desenvolvido por um gabinete de engenharia de Portugal e assim pretende ser uma enciclopédia onde se tiram dúvidas de técnicos e do público em geral. Por exemplo, todas as fotos acima retratam obras cujos projectos foram da autoria da Futureng.

    Aqui estão os endereços:

    http://futureng.wikidot.com
    http://www.futureng.com
    http://www.facebook.com/pages/FUTURENG/123938944285624

    Espero que seja útil para responder a questões existentes. Também podem ser colocadas dúvidas que serão respondidas sempre que possível.

    ResponderExcluir
  2. Muito agradeceria indicacao de arquiteto/a em Brasilia, que trabalhe com steel frame.
    grata,

    ResponderExcluir
  3. Eu nem sei te informar, não tenho contatos em Brasília.

    ResponderExcluir
  4. Grata por responder. Mas, alguem saberia de construtora em Brasilia que trabalhe com steel frame?

    ResponderExcluir
  5. sim, eu tenho um contato de empresa que trabalha com steel frame em Brasilia-DF:
    a Comimper - 8155-5187
    grato!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Lorena!
    Sou sua colega em Brasília-DF (Arquiteta) e trabalho com projetos, consultoria, mão de obra em LSF.
    Fique à vontade para realizar qualquer contato.
    Um grande abraço
    Luciana Carvalho - arqlucianacarvalho@gmail.com

    ResponderExcluir