segunda-feira, dezembro 28, 2009

Mies Van Der Rohe | Cadeira Barcelona

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKfsUU52Aa7W3mwXel6feBLrcUxRJXqBHzbWJ7Ya91KdWiofUX0zF-S3W9IcxO0EguabzHbWATMfZ5sj1dFt7jBuW1nQtrYes71JwC5uOyZsLujGBNYI6Nm9UpquAeVttwPnllSkc7Vyll/s400/ludwig_mies_van_der_rohe.jpgLudwig Mies van der Rohe (1886-1969)


O nome deste arquiteto e designer está intimamente ligado à "Bauhaus", da qual foi o último diretor (1930) e responsável por sua mudança de Dessau para Berlin. Nascido em Aix-la Chapele, recebeu inicialmente formação de construtor. Em 1919 ligou-se ao Novembergruppe, promovendo o modernismo através de propostas arquitetônicas.

Desenhou o pavilhão alemão na Exposição de Barcelona em 1929, e a casa Tugendhat em Brno, na Checoslováquia. Em 1938 emigrou para os Estados Unidos e tornou-se professor no Illinois Institute of Technology, em Chicago, e onde ficou ativo até 1958, quando se aposentou.Van der Rohe é largamente reconhecido como um dos maiores arquitetos e designers do século 20.





Cadeira Barcelona

A Cadeira Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe e apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929. Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, ela é composta pelas duas peças (encosto e apoio para pés).

A Cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários.

Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, onde lecionava na ocasião.






Ficheiro:Pavelló Mies 06.JPG




http://www.tokstok.com.br/v5/j/classicos/mies_destaque.jpg

Ficheiro:Barcelona1.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário