domingo, janeiro 16, 2011

Iluminação sustentável

O projeto de iluminação no contexto da sustentabilidade deve buscar, antes de tudo, a integração entre luz natural e artificial, com o objetivo de se alcançar edificações energeticamente eficientes.

O planejamento dessa integração deve avaliar o balanço da carga térmica nos espaços, com o controle do ofuscamento e com a adequação às variações da disponibilidade de luz natural nos diversos horários do dia e épocas do ano.

A pertinência do uso da iluminação natural se baseia, principalmente, na necessidade básica do
ser humano de ter uma ligação com a luz do Sol, fonte primária de energia e geradora de vida. A
luz natural proporciona inúmeros benefícios aos seres humanos e tem sido associada à satisfação
e ao bem-estar dos usuários, influenciando o seu estado mental, os aspectos psicológicos e psicoemocionais e a saúde como um todo.

Estas influências da luz podem resultar em aumento da produtividade em ambientes de trabalho, no bom desempenho dos alunos nas escolas e na redução do consumo de energia.

Portanto, devido a estas qualidades e ao grande potencial de economia de energia proporcionado
por seu correto aproveitamento, a luz natural deve ser utilizada como estratégia na busca pela sustentabilidade das edificações.

Luz Natural
Ao iniciar um projeto residencial, por exemplo, é indiscutível a prioridade de ver a localização do terreno, indicação norte/sul, sol nascente e poente, aproveitando seus benefícios como: sol da manhã nos quartos e sol da tarde em áreas sociais, principalmente áreas de serviço onde necessitam do efeito do sol para secar roupas e outros benefícios.
Especificar as aberturas das janelas como tamanhos e localização, ver necessidade de brises verticais ou horizontais, beneficiando a iluminação e também circulação de ar no ambiente e outros mais elementos.
A luz do sol é muito importante, estimula e é saudável, mas como dito anteriormente é preciso estudar a localização do terreno para saber se essa radiação solar tem necessidade de entrar na edificação e qual horário, se será controlada ou evitada, pois temos locais que de climas mais frios e outros de clima quente.






Nenhum comentário:

Postar um comentário