domingo, fevereiro 21, 2010

PEDRAS DE REVESTIMENTO

As pedras ornamentais constituem uma ótima opção de revestimento para pisos e paredes, graças à durabilidade e aos efeitos estéticos que proporcionam. Além disso, adaptam-se a ambientes internos e externos, admitem inúmeros tipos de tratamento e ainda garantem manutenção simplificada.




São Tomé, Mineira, Goiás, Itacolomi e Quartzito - São rochas flexíveis, antiderrapante, muito absorventes e que não propagam calor. Indicadas para o revestimento de beiras de piscinas e áreas de lazer. A limpeza se faz com água e sabão, sendo por vezes necessária a contratação de uma empresa especializada para uma limpeza mais profunda com ácido muriático pois mancha com facilidade.












A pedra Canjiquinha como é conhecida, é muito utilizada no revestimento de paredes decorativas, tanto em áreas internas como externas.

Os filetes, também conhecidos como "palitos" ou "canjiquinha", são derivados do corte da pedra manual, os chamados "Filetes de Serra". Estes filetes, são usados para o revestimento de paredes e muros.

Possui espessuras e tamanhos irregulares e é geralmente vendida em duas espessuras, a Grossa e a Média.

Genericamente, as rochas aplicadas na arquitetura e na decoração dividem-se em duas categorias:

• pedras decorativas naturais - são aquelas utilizadas sem polimento, conservando o seu aspecto natural. Entre suas particularidades, a maior é a grande resistência às intempéries, daí o fato de serem escolhidas para o revestimento de áreas externas, como fachadas, beiras de piscina e composições de paisagismo.
• pedras tratadas - são diversas as possibilidades de tratamento que visam explorar o potencial de brilho e valorizar texturas e cores. Mais apropriadas às áreas internas, ambientes de estar, banheiros e até móveis, elas podem ser:
» polidas - quando submetidas a processos sucessivos de abrasão, partindo da granulometria mais grossa para a mais fina, com o objetivo de fechar qualquer porosidade. Em seguida, pode-se ou não lustrar a peça, de acordo com o brilho desejado.
» lustradas - o lustro é feito de forma diferenciada para cada pedra: no caso do mármore, usa-se o ácido oxálico, de menor potência abrasiva. Já para o granito é aplicada uma mistura de chumbo com óxido de estanho, denominada potéia.
» apicoadas - opção que torna a rocha antiderrapante. O apicoamento é um processo manual ou mecânico que utiliza o picão, ferramenta própria para desgastar pedras, para conferir um aspecto "furadinho".
» levigadas - quando as pedras são desgastadas por abrasivos de granulometria grossa e não recebem mais nenhum tratamento, resultando uma superfície áspera.
» flameadas - processo que se aplica exclusivamente ao granito com o objetivo de torná-lo áspero. Consiste na queima da pedra para que ocorra o desprendimento de alguns cristais.
» detalhes - dar acabamento ao mármore e ao granito já tratados por outros meios também é possível. Para as bordas pode-se escolher entre o frisado (cortes intercalados de 1 a 5mm, feitos com serra apropriada) e o craquê (executado com uma talhadeira manual, deixando expostas as irregularidades naturais da pedra).
» impermeabilização - de modo geral, pedras polidas não apresentam porosidade, dispensando assim tal tratamento. Já aquelas usadas em seu estado natural são permeáveis e precisam ser impermeabilizadas com resina à base de poliéster para impedir o crescimento de matérias orgânicas e o conseqüente comprometimento de sua resistência e estética.



4 comentários:

  1. Gostei da informações aqui. Grande abraço !!! Gilson Santos do GRUPO PROGRAMAR- Granitos de Cachoeiro de Itapemirim-ES - Empresa produtora de granitos a partir de jazidas próprias. Tels: 28 3511 7959 / 9956 5238 - MSN: programargranitos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Trabalho Com Pedras Guapé Considerada Como São Tome Se Acaso Houver Interesse
    Favor Entra em Contato
    Edezio JR 035 98251753 ou 035 3856 1163
    Sou Fornecedor Direto

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,reconheço plagio quando vejo um.
    Brincadeira,

    Bom Vi imagem que é de minha autoria aqui no seu blog site ,e tenho interesse em apresentar meu material,que não tem muito haver com a pedra guapé com disse o Edezio(diferença esta desde a dureza ate a textura você deve conhecer)meu contatos são estes abaixo,somos pedreira e fazemos vendas
    para obras de arquitetos mais na região do sul.Aguado contato em caso de interesse em nosso preços.

    Gian Felix
    Gerente comercial
    São Tome Pedras & Quartzitos
    http://saotomepedras.blogspot.com
    Televendas:(FIXO)(35)3232-3616 (TIM)(35)9185-7028
    (VIVO)(35)9902-2915 (OI)(35)8703-0155 (CLARO)(35) 8471-6510
    Webvendas:querocomprarpedra@gmail.com /queropedrasaotome@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, td bom? vc tem um material para fornecer que eu disponibilizo aqui no blog e direciono para algum link seu como fonte de referência, meu email lorenaac2@hotmail.com. aguardo contato.

    ResponderExcluir