quinta-feira, março 11, 2010

Entrevista - Jornal O Estado do Ceará

Arquitetura sustentável repercute no mercado da construção civil














Agradecimentos para a jornalista Cely Fraga do Jornal o Estado do Ceará que me entrevistou sobre sustentabilidade.

http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=15&noticiaID=24585



O foco na sustentabilidade ganha, a cada dia, mais força dentro da sociedade contemporânea. A defesa por um mundo sustentável deixou de ser bandeira, compreendendo um movimento de conscientização em prol de um planeta que utilize recursos naturais mantendo a sua continuidade e preservação.

PROJETO CONSCIENTE
Segundo Lorena, o conceito de arquitetura sustentável mantém o olhar racional sobre os projetos arquitetônicos, entendendo-os como corpo do habitat vivo, desmistificando o senso comum de que construções devem ser apenas artísticas.

“O projeto de arquitetura sustentável contesta a ideia do edifício como obra de arte e o compreende como parte do habitat vivo, estreitamente ligado ao sítio, à sociedade, ao clima, a região e ao planeta. Compromete-se a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais, sem, contudo, ser inviável economicamente”, explicou a arquiteta.

Aproveitar a natureza do lugar e respeitar seus limites, destacou Lorena, é uma das características principais para uma construção sustentável. Algumas técnicas, inclusive, são utilizadas desde os antepassados. “Muitos exemplos podem ser citados ao longo da história como cada povo construiu usando os elementos que dispunham ao redor de suas ocupações”, contou.

A profissional ressaltou que utilizar recursos da natureza sem agredir o meio ambiente é o que existe de mais moderno na arquitetura atual. Para isso, os projetos devem primar pela utilização de maneira adequada dos elementos naturais, como o vento, a água e o sol.

“Fazendo projetos aliados aos recursos da natureza, devemos não somente atender a necessidade econômica dos clientes, como também garantir a sustentabilidade do planeta”, argumentou.

Para Lorena, atualmente, os edifícios são os principais responsáveis pelos impactos causados à natureza, pois consomem parte de toda a energia usada nos países desenvolvidos e produzem mais da metade de todos os gases que vem modificando o clima.
Isso comprova que a construção civil é considerada uma das atividades que mais geram resíduos e alteram o meio ambiente, em todas as suas fases, desde a extração de matérias-primas, até o final da vida útil da edificação.
“Essas alterações sobre o meio ambiente abarcam desde as etapas de construção de determinado empreendimento até os momentos de manutenção, reforma, ampliação, desocupação e demolição”, comentou.

VANTAGENS
Os resultados obtidos pela arquitetura sustentável são percebidos em todas as esferas da sociedade, pois perpassam além da questão ambiental, refletindo na economia e nas causas sociais. Pontos como redução dos custos de investimento, valor agregado ao produto e redução de riscos são algumas vantagens dos projetos sustentáveis elencadas pela arquiteta.
“As principais vantagens para um projeto com o conceito de sustentável, são tanto do ponto de vista ambiental quanto dos aspectos sociais, culturais e econômicos. Esse projeto proporciona um grande benefício para os consumidores que terão uma casa saudável, clara, termicamente confortável e que gasta menos água e energia. Além de beneficiar o meio ambiente, ele garante o bem-estar de seu usuário, faz bem para a saúde, o bolso e ao planeta”, analisou Lorena.
No mercado imobiliário, observou a arquiteta, a prática da arquitetura sustentável em empreendimentos pode ser ainda mais vantajosa. “Esse nicho de mercado é hoje um diferencial, mas no futuro se transformará em requisito, pois está dentro da necessidade de melhores indicativos de qualidade de vida”, ponderou.

SOBRE LORENA
Lorena Andrade Cavalcanti é formada em Arquitetura e Urbanismo e, atualmente, cursa Pós-Graduação em Lighting Design e Arquitetura de interiores. Em 2009, montou o próprio escritório, onde desenvolve projetos, reformas de interiores residenciais, comerciais, corporativos e maquetes eletrônicas. “Tenho como meta trabalhar com agilidade e precisão. Por isso, utilizo uma metodologia em que os projetos são desenvolvidos em maquetes eletrônicas 3D humanizadas desde os primeiros estudos. Desta forma, o cliente e o arquiteto conseguem conversar ‘a mesma língua”, assegurou a arquiteta.
Antes de iniciar o curso, a profissional confessa que tinha uma visão romântica e limitada a respeito da Arquitetura. Entretanto, o dia a dia fez Lorena perceber as outras faces da profissão. “Para mim, a arquitetura surge do encontro do arquiteto com suas experiências e desejos com o cliente.
Muitos arquitetos deixam de evoluir justamente por fixar-se em receitas prontas. Eles deixam de se arriscar fazendo com que a identidade do cliente seja esquecida. Acredito na criação de uma identidade do trabalho do arquiteto, mas acredito que isso vai acontecendo ao longo do tempo - não é uma coisa inventada”, destacou.

Serviço:

Lorena Cavalcanti – Arquiteta e Urbanista
End.: Rua Maciel Pinheiro, Edifício Ariús, 102 Sala 34, Campina Grande-PB
Blog: http://lorenaarquiteta.blogspot.com/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário