quarta-feira, março 17, 2010

GESSO: UM MATERIAL ECOLÓGICO

Por suas características, é considerado material ecológico em todas as fases, desde a mineração da gipsita, a matéria-prima, até a aplicação final.

•Por suas propriedades físico-químicas, o gesso é con-siderado isolante térmico e acústico natural;

• Não é inflamável;

•É inodoro;

• Não agride a pele (tem uso biológico);

• Não forma fibras;

• Não libera poeira depois de instalado.

O minério de gesso (gipsita), formado entre 100 e 200 milhões de anos atrás, está presente em grande parte da superfície terrestre. Sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interferência na superfície. As fábricas de chapas de gesso e outros derivados da gipsita são instalações limpas, que somente liberam vapor d'água na atmosfera.

POR QUE O GESSO?

Mesmo com questões relacionadas à durabilidade e qualidade, o gesso sempre foi trabalhado como solução e hoje ganha alguns pontos a mais. Com os devidos cuidados, o gesso tem a mesma durabilidade do que qualquer outra matéria-prima, a exemplo da madeira. A mistura para a formação do gesso recebe barbantes ou telas de sisal, o que oferece ainda mais resistência,.

A utilização de barbantes de sisal é especialmente indicada para peças grandes, o que garante estabilidade ao material e garantia de um bom resultado final.

Profissionais de arquitetura e decoração são os que mais investem e acreditam no gesso como opção de acabamento.

Hoje em dia utilizamos muito o gesso para decorar ambientes, criar detalhes e garantir um toque diferenciado a cada trabalho. Além disso, ele nos permite reparar imperfeições da construção, como rebaixar teto com gesso e disfarçar vigas de sustentação, canos e tubulações.

Como moldura, ele oferece melhor acabamento e destaca a cor do teto e da parede.

O gesso é um produto barato, com facilidade de restauro, simplicidade na manutenção e acabamento perfeito.

É importante que o cliente tenha uma boa idéia do que quer fazer com gesso e que escolha uma empresa conceituada, capaz de atender suas solicitações.

CARACTERÍSTICAS DO GESSO

• Leveza: paredes, divisórias e peças de gesso são mais leves do que peças feitas de outro material; e podem ser usadas em apartamentos, sem alterar a estrutura.

• Facilidade de manuseio para execução de detalhes. o Apesar da inevitável sujeira - seu ponto fraco, não há como evitá-la -, muitos preferem ter uma parede de gesso no apartamento a enfrentar o sobe-e-desce e a sujeira de cimento, pedra, cal e água.

• Rapidez de aplicação.

• Resistência, desde que trabalhado com fios de algodão ou sisal que garantam essa característica.
• Recebe bem todos os tipos de pintura e acabamento.

•Sua manutenção é simples: basta pano úmido e sabão de coco.

• Saiba que o gesso não suporta água.

Por isso os profissionais recomendam sua aplicação apenas em ambientes internos ou protegidos da chuva.

2 comentários:

  1. A senhora deve se aprofundar no conhecimento da "barbaridade" de como e calcinado o gesso e o que agride a natureza como em Araripina, Petrolina , Pernambuco - BR

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde seu anônimo:
    Eu não tenho culpa se na sua região eles extraem o gesso de forma desordenanda e indiscriminada, segundo minha literatura o gesso é um dos materiais q menos poluem no canteiro de obras, mas tudo na vida existe uma excessão,se ai agride o meio ambiente procure falar com os orgãos que fiscalizam para ver se eles combatem a agressão a natureza .

    ResponderExcluir