sexta-feira, abril 09, 2010

Arquitetura Contra o Crime

Na hora de projetar ou construir uma casa, muitas vezes não nos damos conta de que alguns itens decorativos ou funcionais podem ajudar um ladrão na hora de um assalto, facilitando sua entrada ou dificultando a visão de quem está na rua para poder acionar a polícia.
 
Tentar entender e prever como alguém mal intencionado agiria pode ajudar muito. Não ser visto é o que um invasor mais quer. Então, evitar pontos cegos, onde ele pudesse se esconder ou atacar de surpresa, não bloquear a visão de dentro pra fora nem de fora pra dentro do terreno ajudam a prevenir atos de vandalismo, assaltos e até sequestros. 

Esses cuidados servem não apenas para residências, mas também para espaços públicos. O paisagismo pode se tornar um aliado ou um vilão quando mal planejado. Árvores com galhos podados e arbustos baixos melhoram a visibilidade do local e oferecem maior segurança. Não deixar locais sem uso, como praças secas ou com apenas um gramado, sem equipamentos de lazer e uso publico, contribuem para a depreciação do local. Quiosques, bancas, comércio, playgrounds são ótimas soluções para revitalizar um espaço e aumentar o número de pessoas que podem estar atentas e ajudar a vigiar os infratores.

Conheça alguns erros comuns que podem ser evitados com um bom planejamento:




1- Muros altos, acima da altura da cabeça de uma pessoa normal, obstruem totalmente a visão da rua e vice-versa;
2- Suporte de lixo encostado no muro serve como degrau para transpor o muro ou andar por cima dele;
3- Portões totalmente “cegos”;
4- Muro em rampa, pode servir como acesso ao pavimento superior;
5- Arborização reduzindo a visibilidade, eliminando a visão da janela;
6- Telhado da garagem obstrui a visão do pavimento inferior e serve como rampa de acesso para o pavimento superior;
7- Sacadas encostadas na lateral. Permitem acesso caminhando por sobre o muro ou vindo por cima do telhado do vizinho;
8- Janelas do pavimento superior, desprovidas de proteção adicional, aparentemente frágeis, normalmente de alumínio, com vidros amplos e sem divisões de reforço;
9- Caixa de luz, do lado do vizinho, saliente, junto ao portão e de fácil acesso, possibilita atingir a sacada da casa ao lado, escalando o telhado da garagem ou subindo por sobre o muro até ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário