segunda-feira, abril 12, 2010

Campina Grande (PB) | Biblioteca Central da UEPB | Niemeyer

Hoje eu tive acesso ao projeto de Oscar Niemeyer para a biblioteca da UEPB,  fiquei admirando quando o rapaz mostrou  a planta baixa, os cortes, a volumetria, é bem o estilo de Niemeyer, eu sou fã dele adorei. Fiquei babando porque nunca imaginaria ver de perto algum projeto dele.  Procurando pela internet achei algumas imagens da maquete eletrônica, vou postar aqui essas imagens que achei pela internet. 

A nova biblioteca fará parte de um complexo acadêmico e será construída em dois blocos com três pavimentos, onde serão instalados: auditório, com capacidade para 500 pessoas; salas de leitura individual e de grupo; espaço multimídia; acervo bibliográfico; local de exposições e a reitoria. Serão instalados, ainda, anfiteatro, área de lazer e praça arborizada.



“Arquitetura é invenção. Tem que causar impacto e ter desafio. Quando me pedem um prédio público, por exemplo, procuro fazer bonito, diferente, que crie surpresa. Porque eu sei que os mais pobres poderão, ao menos, parar e ter um momento de prazer, de surpresa, ver uma coisa nova. É por esse prisma que a Arquitetura pode ser útil. As pessoas vão passar, olhar, gostar ou não, mas não vão dizer que viram algo parecido”. Palavras de Oscar Niemeyer, famoso arquiteto brasileiro que projetou a cidade de Brasília e que, agora, é o autor do mais novo projeto arquitetônico e cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),  o Museu do Artista Popular, apelidado de ‘Museu dos Três Pandeiros’, em Campina Grande.

O Museu irá adornar as margens do Açude Velho, ponto turístico da cidade, acolherá trabalhos de artesãos populares e prestará uma homenagem aos mais talentosos artistas da música nordestina, a exemplo de Sivuca, Jackson do Pandeiro, Marinês e Luiz Gonzaga.

Projeto do museu a ser construído as margens do Açude Velho, em Campina Grande.










Me perguntaram como andava a construção do Museu da Música Regional de Niemeyer aqui em Campina Grande, eu fui conferir eles já demoliram o local, fizeram o muro e estavam construindo um local para guardar os materiais da construção, eu depois vou conferir e tirar fotos  do local e coloco aqui, estou um pouco sem tempo ultimamente. 


2 comentários:

  1. Que saudades de minha universidade - UEPB. Mas se Campina Grande tiver esses lugares ai, tá muitoooo chiq!!! To com saudades dessa terrinha boa!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. moro em sao paulo desde 94 mas sou de campina e mi sinto muito orglhs com esis projetos arquitetonicos parabens campina grande, terra linda

    ResponderExcluir