segunda-feira, abril 26, 2010

Coifas e Depuradores - Cozinha

 Com a moda das cozinhas integradas à sala de jantar e estar é preciso pensar em soluções para evitar que a fumaça e a gordura se espalhem pela casa. Para viabilizar a nova tendência, os depuradores mudaram de cara e se transformaram em, além de peças essenciais, objetos de decoração de primeira qualidade.

 
Foi-se o tempo em que cozinha era só pra preparar os alimentos para serem servidos na sala de jantar. Ela é uma das partes mais charmosas e aconchegantes de uma casa e já virou protagonista em muitas residências e projetos de arquitetura. Por causa disso, não dá mais para se ter uma cozinha com cheiro de fritura, não é?

 E, para evitar que isso aconteça, conte com a coifa. Ela serve exatamente para não deixar que a fumaça e o cheiro se espalhem no ambiente.

 Mas, e o depurador, para que serve? Bem, tanto a coifa quanto o depurador servem para renovar o ar. O que difere um do outro é o que vai acontecer com este ar dentro do aparelho.

 Na coifa, o ar sugado é filtrado e expelido da cozinha por meio de dutos, que podem ter saída pelo teto, pelas laterais, pelo forro ou pela parede. No depurador, o ar é filtrado e jogado mais uma vez para o ambiente.

 Os depuradores são mais populares e mais antigos do que a coifa, é como se fossem exaustores. Há dois tipos de aparelhos disponíveis para venda, o comum e o eletrostático. Os depuradores são a melhor solução para ambientes em que não é possível instalar os dutos das coifas.

 A instalação de ambos é bem parecida e quase não interferem na estrutura da cozinha, desde que bem feitas.

O processo de instalação de uma coifa ocorre da seguinte maneira: faz-se um furo de, no máximo, 13 centímetros de diâmetro, por onde passará o duto que expelirá a gordura e o mau cheiro. Depois disso, basta pregá-la na parede.

 Claro que, dependendo do espaço, o processo de instalação pode variar. Por isso, o recomendável é que você sempre siga as instruções do fabricante e procure profissionais que entendam do processo e sejam, de preferência, autorizados pela marca responsável pelo aparelho que você comprou.

 Principalmente porque este tipo de aparelhagem, apesar de estar se tornando cada vez mais comum, ainda envolve um custo relativamente alto de investimento, e ninguém quer desperdiçar dinheiro, certo?
 
Confira algumas empresas especializadas em coifas de cozinha








Um comentário:

  1. Procurando resolver essa questão da melhor coifa para a cozinha vim ter no seu blog. Pergunto: por que vc diz que é preciso um buraco com o diâmetro de 13 cm se todas os modelos que encontrei até agora pedem 15? (É que o máximo de rebaixamento de teto que posso fazer é justamente de 13.
    Agradeço a resposta.
    Ana Guimarães
    Abraços

    ResponderExcluir