quarta-feira, abril 21, 2010

A madeira invadiu o banheiro

Ao contrário do que muita gente pensa, o material pode sim ser usado nesse ambiente. Mas é preciso escolher corretamente e fazer o tratamento adequado para que as peças sejam resistentes e sempre belas.

Quando surge uma dúvida na escolha do acabamento ideal, a madeira é sempre uma boa pedida. O material imprime um ar nobre e aconchegante aos ambientes, sem nunca sair de moda. O revestimento pode ser aplicado também no banheiro. Usar a madeira em áreas molhadas é muito comum na Europa, mas no Brasil ainda encontramos resistência. O segredo é escolher madeiras especificas para este local e protegelas:

As recomendadas
O ideal é optar por madeiras mais duras e resistentes que suportem bem a água e a umidade, como cumaru, ipê, jatobá, itaúba, garapeira e teca.

A preparação
Tão importante quanto a escolha é ficar atento à correta instalação e impermeabilização das peças.

A proposta do arquiteto Maurício Nóbrega traz a madeira como elemento central no banheiro executado pela Todeschini Copacabana. Os painéis de madeira revestidos com melamina padrão Block dão acabamento às paredes da área seca (3 m²). Para proteger as peças, a opção foi montálas suspensas ao chão. Os painéis foram fixados através de suporte de metal ( com sistema de encaixe oculto. O gabinete (1 m) foi executado no mesmo material e conta com um gavetão aramado com frente de vidro branco.

   
A madeira ipê foi a eleita pela arquiteta Débora Aguiar. As réguas (1 x 0,1 m) que seguem pelo piso e se estendem à parede também foram usadas dentro do boxe. Toda a madeira recebeu impermeabilizante transparente à base de resina e solvente, realçando o tom e protegendo o material. Para mantê-la sempre bonita a impermeabilização deve ser refeita uma vez por ano. O banheiro que contrasta o preto e o branco foi suavizado pelo uso do material natural.


O contraste elegante entre madeira e mármore travertino foi a escolha do arquiteto Guilherme Torres. No revestimento das paredes e nos armários, Torres utilizou lâminas de carvalho americano com verniz PU fosco. . As réguas de 15 cm de largura vão do chão ao teto e foram instaladas com encaixes de 1 cm de largura e 0,5 mm de profundidade.




As arquitetas Gisele Taranto e Izabela Lessa,, apostaram na madeira para criar um banheiro mais intimista, imprimindo ao ambiente a elegância de um estar. Gabinete (0,65 x 2,40 x 0,55 m) e armário (2,65 x 2,30 x 0,35 m) foram executados com peroba do campo, ambos tratados com selador e laminação apropriada. No piso, a opção foi pela peroba mica. As réguas receberam aplicação de resina para proteção. Como uma boa ventilação é fundamental para preservar a madeira, a janela ampla (3,80 x 2 m) resolve a questão.


No banheiro de cores neutras, a madeira se destaca. A arquiteta Caroline Bollmann optou pelo marfim tingido tanto para o gabinete (2,5 m) quanto para o deque da banheira. A madeira do deque foi protegida com verniz naval fosco e a porta de carvalho, com verniz PU fosco. A ventilação fica por conta da ampla janela atrás do deque. O ideal é que esses ambientes sejam bem ventilados para evitar que o material se danifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário