sábado, abril 03, 2010

Nova York poderá abrigar fazenda vertical totalmente sustentável

predio-capa.jpg
Os arquitetos da Vincent Callebaut se inspiraram na asa de uma libélula para projetar o Dragonfly. O prédio terá 600 metros de altura e ocupará seus 132 andares com uma fazenda vertical capaz de abrigar 28 diferentes plantações e produzir frutas, verduras, lacticínio e outros produtos alimentícios. Entre os pomares existirão salas de escritórios, apartamentos residenciais, laboratórios e áreas comuns.
 predio-02.jpg
O prédio de uso misto foi projetado para ocupar a Ilha Roosevelt, na cidade de Nova York, e caso seja construído, ocupará uma área de 350 mil metros quadrados. Sua estrutura foi pensada de forma oferecer tudo que as pessoas precisam em um só lugar: moradia, trabalho, energia, água e comida.
 predio-03.jpg
Sustentabilidade
O espaço no meio da “asa”, feito de aço e vidro, foi projetado para tirar o máximo de proveito da energia solar durante o dia e acumular o ar quente durante as estações frias. Já no verão, as plantas presentes no interior da estrutura ajudarão a resfriar o ambiente sem precisar apelar para refrigeradores.
 predio-04.jpg
O ecossistema interno foi pensado para ser totalmente autosuficiente. O sistema recolhe a água da chuva e a mistura com a água captada dos apartamentos. Essa água é tratada e usada para irrigar as plantações.
 predio-05.jpg
Com isso, o prédio será capaz de produzir não apenas água potável, mas também comida para os moradores. E para tornar o projeto ainda mais autosustentável, turbinas eólicas e painéis solares irão gerar energia suficiente para abastecer as atividades dos usuários.


fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/nova-york-podera-abrigar-fazenda-vertical

Um comentário:

  1. incrível. vou colocar um link num dos meus bloggs, direcionando pra este texto. regina.

    ResponderExcluir