segunda-feira, abril 05, 2010

O prazer de tornar um sonho possível.

Um dos objetivos de todo arquiteto ao elaborar um projeto é tranformar em realidade os sonhos e desejos de seus clientes. Materializar as espectativas de quem se propõe a construir uma casa pode ser algo bastante complicado.

Alinhavar aquela série de idéias dispersas, que nem sempre dão certo quando combinadas. acaba se tornando uma tarefa exaustiva.

Um exemplo de frequentes e acirradas discurssões diz respeito à metragem da construção. Num primeiro instante, ao listar todas as suas necessidades, o cliente coloca exatamente aquilo que ele julga o mínimo necessário.

Feito os cálculos iniciais, vem o choque: ou a a metragem total fica muito acima do esperado ou - pior - a casa nem cabe no terreno disponível. Nada animador, não? nem tanto.

A experiência tem demonstrado que esses casos extremos acabam chegando a resultados muito interessantes.

Se por um lado esse susto inicial faz pensar que tudo o que era sonho é impossível, por outro lado favorece mais a situação ao trazer os problemas para o campo da realidade, onde fica mais fácil discutir as soluções.

E é assim que se chega ao melhor projeto, analisando cada etapa, pesando prós e contras, abrindo mão de algumas coisas, enfim, criando junto com o seu arquiteto a casaque você sempre imaginou.

Se não exatamente igual, pelo menos parecida. Ou, então,muito melhor do que você sempre sonhou. sintetizando so seus sonhos de criança, criando a casa de seus desejos.

2 comentários:

  1. Lorena, enquanto eu lia a sua postagem fiquei lembrando o quão prazeroso é quando programamos alguma ainda que pequena mudança em nossa casa. Eu e Andréia festejamos estes acontecimentos. Imagino que o arquiteto lide com esta energia, com essa imensa expectativa. E contornar situações complicadas é a chance de mostrar a habilidade bem à brasileira.
    Parabéns por está postagem e por todo trabalho!

    Obrigado pelo quanto foi atenciosa com meu humilde blog!

    Abraço: Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  2. Lorena, obrigado! Tive muito prazer em ler aqui em seu blog. Sucesso em sua apaixonada arquitetura e até breve!

    Jefhcardoso

    ResponderExcluir