domingo, abril 25, 2010

Portas escondidas

Elas ficam embutidas na parede, reforçando a integração de ambientes e economizando espaços

Com a necessidade cada vez maior de ganhar espaço nos projetos, as portas de correr já têm posto garantido como um eficiente "truque" da arquitetura. Agora, a versão embutida na parede recebe mais atenção. Ela funciona como uma verdadeira cortina, revelando ou isolando ambientes.

Além disso, ajuda a economizar espaço, proporcionando mais leveza e sensação de amplitude ao ambiente, já que fica totalmente oculta quando aberta.

MATERIAIS
O mais tradicional é a madeira ou o MDF, mas o vidro também pode ser utilizado. Cada folha de madeira precisa ter no mínimo 4 cm de espessura para não envergar. Já o vidro precisa ter mais de 10 mm e ser temperado para garantir a segurança dos moradores. O único problema da porta com vidro é que ela não pode ser grande para não ficar muito pesada.

TAMANHOS 

As portas de embutir não têm um tamanho máximo. Tudo vai depender do projeto e do espaço dentro da parede para esconder a folha. Já o vão mínimo fica entre 60 e 70 cm, padrão para a passagem.
Independentemente do tamanho, a atenção precisa ser voltada para as ferragens. É preciso ter os materiais adequados para sustentar o peso da porta e fazer com que ela deslize facilmente. 

INSTALAÇÃO 

As portas de correr embutidas são fixadas em trilhos e roldanas, que podem ser escondidos ou aparentes. Para modelos com mais de 3 m de altura e acima de 80 kg, melhor usar uma estrutura em aço ou alumínio no miolo da madeira para ajudar na sustentação.


 A instalação pode ser feita tanto em parede de alvenaria quanto de drywall. No caso de uma reforma para a instalação desse modelo de porta, é preciso verificar se a parede pode ser perfurada e se não há elementos estruturais e tubulações pelo caminho.

 

Quando as portas estão abertas, a sala de televisão e a de estar ficam completamente integradas. Neste projeto, quando é preciso privacidade, portas de correr saem de dentro da alvenaria e isolam o ambiente. As três folhas de MDF com acabamento em laca branca têm 1,20 m cada, e se sobrepõem entrando diretamente na parede. As portas correm em um trilho com roldanas que fica escondido no trabalho feito no teto do ambiente.



A porta de correr que une madeira laqueada branca e vidro serigrafado. Com duas folhas de 1,50 m cada, a porta corre por um trilho superior embutido no gesso e por um guião no chão, que é invisível e ajuda na estabilidade das folhas. Ao abrir, a porta, corre para dentro da parede de drywall, deixando o espaço apenas para o puxador de barra.



Como neste espaço há uma viga de sustentação, foi construido uma segunda parede de alvenaria e é por este vão que corre a porta com duas folhas de 1,30 m cada. Um detalhe é o reaproveitamento do material, já que as folhas são de madeira maciça retirada de outro local do apartamento. Com este pequeno trabalho de alvenaria foi possível instalar a porta e ainda esconder a viga que antes era aparente. A porta corre por um trilho escondido na parte superior e fica totalmente embutida na parede. Para abri-la, foi instalado um puxador tipo alça na espessura da madeira.




Separando o home theater da sala de estar, as portas de correr são de vidro acidato com estrutura de alumínio  O vidro recebeu um banho de ácido que conferiu um aspecto opaco, semelhante ao conseguido com o jateamento. A vantagem é que esse acabamento evita manchas ao toque das mãos.






Com as portas abertas, o ambiente parece único, completamente integrado. Porém, quando é preciso isolar os espaços, uma grande porta de correr isola o home theater . São cinco folhas de 1,11 x 2,70 m que quando totalmente abertas deixam um vão de circulação com 5,47 m. A porta tem folhas feitas em estrutura de alumínio revestidas em MDF com pintura branca, e corre por um trilho suspenso tipo stanley instalado na parte superior. Além disso, para dar mais estabilidade, ela tem um pino com rolamento sobre guia em chapa galvanizada embutida no piso. O puxador é do tipo lingueta em aço inox.


Um comentário:

  1. Lorena, possuo um espaço de 2,00m, onde fecharei a cozinha com parede de drywall de 1,05m. Pretendo embutir a porta em MDF dentro da parede de drywall. Por ser área molhada e precisar de reforço(pois colcoarei armários e um balcão de 50cm de granito de uma lado e do outro um espelho), qual deve ser a espessura da parede de drywall de cada lado? E qual de ve ser o espaço(espessura) a ser deixado para o trilho da porta? Qual seria a melhor espessura para a porta de correr(para não ter problemas de envergar)?
    Obrigada.
    Att,
    Carolina.

    ResponderExcluir