quinta-feira, maio 06, 2010

Aproveite a água das chuvas

Conheça o sistema de captação e aproveitamento que gera economia e um uso mais responsável desse recurso

Toda casa precisa de um sistema de captação e escoamento de água das chuvas eficiente. Para tanto, é necessário instalar calhas, rufos, rincões e funis que conduzem as águas pluviais a pontos de escoamento como ralos, caixas com grelhas e bocas de lobo. Então, por que não redirecionar essa água e utilizá-la? Um sistema de aproveitamento permite o uso da água para fins não potáveis e ainda ajuda a economizar na conta.
 

O sistema funciona assim A água da chuva é coletada do telhado por calhas e acumulada em uma cisterna. De lá, passa por um filtro e é bombeada pela residência.

O ideal é que esse reservatório possua um ladrão para despejar a água excedente em dias de muita chuva. A capacidade ideal deve ser determinada pelas empresas especializadas na instalação do sistema. Para isso, será necessário apenas identificar os seguintes dados: área de coleta do telhado, região e clima do local e previsão de consumo de água.

Se a cisterna ficar na parte inferior da construção, será necessário instalar uma bomba que ajude na distribuição. Já o filtro é indispensável, para evitar contaminações.

O reservatório da água da chuva não precisa ser acoplado à caixa d’água da residência, mas em períodos de estiagem pode ser necessário transferir a água da caixa para a cisterna. Se, por exemplo, o reservatório de chuva for responsável pelo abastecimento dos vasos sanitários, não poderá ficar vazio.

O sistema de aproveitamento pode ser instalado tanto em empreendimentos em construção quanto em preexistentes, afinal, grande parte da infraestrutura necessária é colocada externamente.

Essa água pode ser usada para a limpeza geral e irrigação do jardim. Ela pode ainda abastecer os vasos sanitários. Nesse caso, a tubulação deve ser independente de chuveiros e lavatórios, bem como do restante da casa.


Para estender ainda mais o uso e viabilizar o contato com o corpo humano, é preciso contar com um sistema de desinfecção. Antes de ser distribuída, a água da cisterna precisará ser enviada a um equipamento de purificação que fará a filtração e a esterilização.

 Para o tratamento, há vários tipos de filtros. Um deles descarta a primeira água, aquela que carrega a maior parte das impurezas contidas nos telhados; o restante é armazenado para aproveitamento. Outro armazena todo o volume precipitado e para tratamento existe um filtro de areia que retém as impurezas. E há ainda aqueles que usam os raios ultravioleta para desinfecção. Nos dois primeiros, é necessária uma dosagem de cloro para evitar a proliferação de bactérias. Logo após, a água é bombeada para os pontos de consumo e caixa d’água de reuso.

Por que aproveitar essa água?
Segundo o especialista da AcquaBrasilis, considerando que o consumo em vasos sanitários pode chegar a 40% da totalidade em uma residência, os projetos com esse sistema economizam bastante. Além disso, diminuindo o consumo de água, se reduz a cobrança de esgoto, gerando economia em dobro,Porém, ele admite que, em épocas de estiagem, será necessário usar a água da concessionária e alguns meses do ano não contarão com essa economia.




Um comentário:

  1. Torço para que esse modelo de reaproveitamento da àgua pluvial seja uma realidade nos lares brasileiros !!!

    ResponderExcluir