segunda-feira, maio 17, 2010

Certificado de Sustentabilidade

Quando você vai comprar um eletrodoméstico, qual a primeira coisa que você olha? Aposto que a maioria das pessoas olha o selo de eficiência energética. Agora os edifícios também passarão a ter esses selos. Embora muitos não saibam desde julho do ano passado o Brasil já conta com a etiqueta energética do programa Procel Edifica.

A classificação varia de A até E, e é uma estratégia do Governo Federal e da Eletrobrás para reduzir gastos em residências, prédios comerciais e públicos, que juntos representam 45%  consumo de energia do país. Até 2012 a adesão será voluntária, a partir daí passa a ser obrigatória para prédios novos públicos e comerciais. Fique atento às modificações e exigências, pois ter um projeto certificado será um diferencial de peso para arquitetos, engenheiros e empresas de construção civil. 

Entram na análise: projeto, obra e operação, tudo inspecionado por laboratórios certificados pelo Inmetro, que já possui a lista de alguns edifícios certificados e o regulamento do programa.

Veja abaixo quais critérios serão avaliados:

 Envoltória – inclui a fachada, que deve ter parte protegida do sol e parte coberta com vidros que permitam iluminação natural, mas barrem o calor. Telhados verdes ou brancos também entram nessa categoria. 
Iluminação – sensores de presença, acendimento individual para lâmpadas próximas à janelas, uso de lâmpadas fluorescentes, iluminação de tarefa (agem apenas em cima das mesas de trabalho) são alguns dos critérios a serem seguidos.
Selo Eficiência
Ar-condicionado – ganham pontos os que tiverem a etiqueta do Procel. Para sistemas centralizados, o coeficiente de desempenho e os índices de automação serão avaliados.
Em 2010 ficam prontos os selos para residências, com critérios de avaliação adaptados para essa categoria.  É possível ganhar um certificado geral ou parcial:
Geral – Envoltória + Iluminação + Climatização + Bonificação
Parcial – Envoltória + Iluminação/ Envoltória + Climatização / Envoltória

Vantagens da certificação:
  • Lançamento de empreendimentos mais sustentáveis
  • A procura por edificações certificadas impulsionará as construtoras a buscar a melhor etiquetagem
  • Já que a conta de energia ficará mais barata, a tendência é que os condomínios também fiquem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário