sábado, maio 29, 2010

Closet: saiba como projetar o seu ...


O planejamento é fundamental para garantir espaços bem aproveitados, organização e conforto. Confira as medidas, as divisões e outras dicas valiosas.



O closet precisa reunir organização e acesso fácil às roupas e acessórios, além de proporcionar praticidade na hora do vestir.

Como homens e mulheres têm demandas distintas, o projeto precisa considerar essas diferenças. Camisas, calças, gravatas, ternos e sapatos devem ser acomodados em cabideiros, prateleiras e gaveteiros de tamanhos específicos, variando apenas de acordo com a quantidade e o espaço disponíveis.
Já o espaço feminino deve prever nichos para bolsas, mais altura nos cabideiros para vestidos longos, local para joias, maquiagem e acessórios.
Em ambos os casos vale aproveitar as partes mais altas para acomodar objetos como malas e cobertores, que são usados esporadicamente.
O tamanho do closet deve variar de acordo com a necessidade do morador e o espaço disponível. Áreas a partir de 5 m² já são consideradas adequadas para um closet de casa. As paredes laterais devem ter distância mínima de 1,90 m uma da outra, permitindo que a marcenaria tenha pelo menos 0,60 m de profundidade e a área de circulação fique com 0,70 m de largura, espaço mínimo suficiente para uma pessoa.
Proporção ideal

Na hora de planejar cabideiros, gavetas, nichos, sapateiras e maleiro, a disposição e a quantidade de cada item são livres e dependem do perfil do usuário.

A marcenaria bem planejada deve ter pelo menos 0,60 m de profundidade. Ele também recomenda a altura de cerca de 1 m para os cabideiros. Para o conjunto de gavetas, a mesma altura é recomendada e a largura sugerida varia de 0,40 a 0,80 m
Os nichos e prateleiras podem ter de 0,30 a 0,40 m de altura, o que permite acomodar pilhas de roupas dobradas ou guardar objetos como bolsas. Na parte superior, as prateleiras podem ser um pouco maiores, com altura entre 0,40 e 0,45 m para acomodar malas e caixas.
Nos armários femininos é preciso deixar um espaço de 0,40 m de largura livre e uma boa altura para guardar vestidos longos.

A porta deslizante como a melhor opção para os closets, pois é mais prática, além de economizar espaço para a circulação. Deixá-lo aberto também é uma opção.
O espelho é fundamental para que o closet fique completo. Ele deve ser colocado estrategicamente para que a pessoa possa ver sua imagem desde os pés até a cabeça. O sepelho pode ocupar uma parede livre.
Se não for possível, vale instalar nas portas, do lado externo. Em closets abertos e sem paredes livres a solução é instalá-lo atrás da porta de acesso.

A iluminação e a ventilação
O closet deve possuir uma boa iluminação geral, de preferência difusa e com alguns focos de destaque. A preferência é por lâmpadas brancas e amareladas, que não interferem nas cores dos tecidos.
Os LEDs também são uma boa pedida para a iluminação interna de gavetas e cabideiros, pois não esquentam. Rasgos no gesso equipados com fluorescentes T5. A iluminação pontual deve ser direcionada para os armários, facilitando a visualização dentro dos mesmos - nesse caso as lâmpadas incandescentes comuns e a PAR 20 são boas opções
Sempre é indicado prever a instalação de uma janela para ventilação, de preferência na parede oposta à porta de entrada.
A janela ideal para um closet deve ficar mais alta, próxima ao teto, e serve apenas para trazer ventilação e iluminação natural para o ambiente, sem deixar que a luz solar incida diretamente nas roupas.
Porém, em casos em que a instalação da janela é impossível é preciso aproveitar a ventilação que vem dos ambientes adjacentes ou forçá-la artificialmente.







Revestimentos e marcenaria

Como este é um espaço onde normalmente o usuário está descalço, o carpete ou os tapetes são boas dicas para revestir o piso.

Outra solução é acompanhar o revestimento utilizado no dormitório, geralmente confortável ao tato. Para a marcenaria o MDP e MDF são opções de materiais modernos, resistentes, fáceis de limpar, e que não perdem tonalidade original com o tempo. Para as portas, pode-se trabalhar com os mesmos padrões utilizados na parte interna, espelhos, vidros e acrílicos coloridos.



fonte: revista Casa e Construção.

Um comentário:

  1. Otima Dica!
    Para quem vair Reformar ou Trocar Closet

    Existem Empresas especializada em aluguel de Equipamentos para Roupas. Ja imagiou onde colocar as Roupas durante a reforma? veja site
    Araras,Cabides,Prateleiras,Sapateiras,

    WWW.RENTALSHOPPING.COM.BR

    ResponderExcluir