segunda-feira, maio 10, 2010

Paredes vestidas de pedra

Troque a tradicional pintura das alvenarias pela rusticidade e o charme do material

Revestimentos naturais são sempre boas alternativas para dar mais personalidade ao ambiente. Duráveis e resistentes, as pedras podem ser usadas de diferentes formas (em filetes, placas, cacos, alto e baixo relevo) e dão um toque de rusticidade a áreas internas e externas. Além disso, aceitam combinações com estilos variados e compõem projetos sofisticados. 

A instalação, na maioria dos casos, é simples. Normalmente são assentadas com argamassa comum de cimento sobre uma superfície rústica, porém, para um bom resultado, é fundamental contar com mão de obra especializada. Como se trata de um material pesado, outra recomendação é prever um reforço estrutural caso as pedras sejam instaladas em grande quantidade, em painéis altos e edificações de vários pavimentos.
Inspire-se nas composições apresentadas



As pedras filetadas criam um interessante jogo de texturas em relação ao polimento do piso e ao vidro. Todo o corpo da lareira foi revestido com pedra São Tomé em peças de 30 x 3 cm, em média. As pedras foram aplicadas em alto relevo com argamassa comum sobre superfície impermeabilizada e com acabamento sem rejunte, ocupando uma área de 30 m². A cor clara da São Tomé revela um conjunto harmônico que dialoga com os demais tons propostos para a sala. Por já ter pilar embutido para apoio de viga da laje, a parede não exigiu reforço estrutural.


 
Nobreza da pedra


A sofisticação do banheiro  é reforçada pelo uso dos mármores especiais que revestem as paredes. Para execução dessa sala de banho contemporânea foram usadas as cores e adornos onde predominam a leveza do branco e os detalhes do vermelho. O tom vibrante ganha destaque com o mármore vermelho.

O painel é composto por pequenos quadrados (2 x 2 cm) colados em uma tela (30 x 30 cm) aplicada na alvenaria. O filete de mármore Spacatto Branco Especial (Legato Pisos) é formado por barrinhas individuais de dimensões variadas (2 a 3 cm x 20 a 30 cm), coladas uma a uma, formando um mosaico. Tanto o mármore vermelho (5 m²) quanto o branco (3,60 m²) foram assentados com junta seca e argamassa específica para o material.




Toda a parte inferior das paredes externas foi revestida com pedra grés amarela, que no sul do País é encontrada em um tom claro. A opção da arquiteta foi por pedras de tamanhos diferentes (10 x 20 cm, 20 x 20 cm, 10 x 30 cm, 20 x 30 cm) dispostas de forma intercalada, criando um mosaico e um jogo de relevos.
Para que o peso das pedras não causasse problemas, o revestimento com pedra grés foi previsto no cálculo estrutural da construção. A instalação foi executada com argamassa própria e junta seca, respeitando a espessura das peças.


 No espaço gourmet, a pedra portuguesa bege para valorizar o ambiente, revestindo 8 m² da alvenaria com o material. Apesar de rústico, o mosaico português combinado a outros elementos acaba dando um ar sofisticado ao espaço. Com lados que variam de 2 a 4 cm, as pedras foram instaladas e rejuntadas com argamassa de areia e cimento. A espessura irregular do mosaico criou um relevo que trouxe movimento para a parede, ao mesmo tempo em que contrasta com o vidro liso. Além de bonita, a pedra portuguesa é resistente, não exige manutenção e caso alguma peça se solte a reposição é simples.


Elegante, a adega as tem paredes recobertas por filetes de pedra pau-ferro (Pietrecolorati) num mosaico de alto e baixo relevos. O revestimento é vendido em placas de 30 x 30 cm, compostas pelos cortes de 1,3 cm de largura com comprimento aleatório, pontas serradas e superfície desnivelada. A instalação das placas foi executada com argamassa.

As pedras ocupam 2,88 m² da parede, que não necessitou de reforço estrutural por conta da medida reduzida. Saiu do tradicional e criou uma adega com efeito sofisticado, quente e aconchegante. O material tem aparência de madeira, mas por ser pedra facilita na contenção de umidade.

3 comentários:

  1. Perfeito... Ambientes atraentes e bem aconchegantes!!

    ResponderExcluir
  2. Lorena, boa tarde. Lindas fotos, ótimas sugestões. Gostei tanto que pretendo fazer um painel de pedra de São Tomé para ficar atrás do rack da sala. A parede é retangular e mede aproximadamente 5m2. É necessário fazer algum tipo de reforço estrutural? Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. lorena, bom dia, meu nome é Flávio.
    Executo trabalhos com filetes de mármores, se quiser visualizar o meu blog, ficarei muito feliz, obrigado.
    www.flavionatael.blogspot.com
    um bom dia!!!

    ResponderExcluir