terça-feira, junho 08, 2010

Casa de tora

Entre as espécies de reflorestamento cultivadas, o eucalipto é um gênero de rápido crescimento, com boa aparência, características físicas e mecânicas razoáveis e com condição de melhoramento, facilitando o seu uso como matéria‐prima alternativa no mercado madeireiro. No âmbito da construção civil, o eucalipto é amplamente utilizado de forma transitória (escoras, formas e andaimes), na execução de obras de engenharia em geral (pontes, pórticos, etc.) e em edificações comerciais e residenciais, na forma roliça,serrada ou laminada e colada.




Abaixo algumas dicas importantíssimas para quem está pensando em construir em madeira toda a casa:


ÁREAS CRÍTICAS – MEDIDAS PREVENTIVAS
Elementos estruturais dos pisos térreos das edificaçõesUtilizar fundações de concreto tipo sapata corrida, com o piso elevado do solo, provendo drenagem superficial ao redor da edificação.

Locais enclausurados, úmidos e mal arejados, exemplo: espaço entre barroteamento:
Propiciar ventilação do espaço entre o barroteamento e o solo, com o envenenamento do solo.

Canalizações de água e esgoto fixos na madeira:
Propiciar o acesso fácil a rede de água e esgoto. Não deixar a madeira em contato com a umidade, colocando uma interface de material impermeável.


Batentes de portas e janelas em contato com paredes úmidas

Impermeabilização, emprego de espécies mais resistentes e proteção de
pintura a óleo.

Tacos, assoalhos, assentados sobre pisos em que a água do solo tenha acesso por capilaridade

Impermeabilização do contra‐piso em argamassa e a utilização de sarrafos de fixação com pintura impermeável, deixando espaços entre a última tábua do assoalho e a parede.


Peças de madeira em áreas úmidas como cozinha e banheiro.Receber revestimentos impermeáveis, tais como: tinta esmalte e tinta óleo, tomando‐se cuidado nas extremidades das peças.

Lambris externos

Distanciamento mínimo recomendado do solo de 30 cm. Quando se trata de dois pisos a transição dos lambris externos verticais deve receber proteção metálica fazendo o papel de pingadeira. Emenda de topo dos lambris devem sempre deixar espaço na sua junta.

Elementos estruturais em contato direto com o solo ou embutido em concreto

Tratamento por processo de impregnação pressurizada. Sugere‐se que o concreto não seja impermeabilizado, pois normalmente na sua interface surgem frestas que permitirão infiltrações de águas de chuva. É importante
garantir a drenagem do concreto. Uma solução é utilizar dispositivo metálico deixando a extremidade do pilar ventilado.

Peças de telhados, próximas a rufos, calhas e telhas.

Devem receber atenção especial no seu detalhamento e as peças que ficarão em contato direto com as telhas devem receber tratamento químico, além de adotar medidas visando facilitar a substituição das mesmas.
Os topos expostos das peças de madeira da cobertura (caibros,terças) absorvem umidade com maior facilidade.

Detalhes construtivos para proteger estas extremidades; corte em ângulo reto das extremidades dos caibros; colocação de peças como testeira que evitam a exposição direta das extremidades possibilitar maior rigidez do beiral.

Fendas, juntas e áreas ao redor de conectores como parafusos, pregos, etc.

Além do desenho, pode‐se fazer uso de borracha como espaçadores de maneira para não permitir a permanência de água.

Soleira inferior do diafragma e os topos inferiores dos montantes verticais.

Necessitam de cuidados em relação à umidade do solo. Os usuários devem receber uma orientação sobre a prática de limpeza interna da edificação, como não lavar o piso por exemplo. Caso o piso for cerâmico, o rodapé deve ser do mesmo material cerâmico (10 cm).


3 comentários:

  1. Boa noite Lorena,

    Estamos construindo nossa segunda log home aqui em santa catarina.
    Caso haja interesse em conhecer nosso trabalho meu contacto e: nunes.k@gmail.com.

    aguardo sua resposta

    Ronaldo kock nunes

    ResponderExcluir
  2. ola gostaria de saber de eucalipto na racha ou parte pois eucalipto e uma da piores madeira tem uma fama bem negativa ,não seria melhor talvez cedro .

    ResponderExcluir
  3. Cara Lorena. Tenho o desejo de construir uma casa deste tipo, porém térrea, com aproximadamente entre 100 à 120 metros quadrados, descontando a/ou/as varandas. Por isso, desejo saber o custo do metro quadrado de uma obra deste naipe. Acaso possa me esclarecer, o meu endereço eletrônico é alfredotadeu@terra.com.br - Att. Alfredo Tadeu Pires de Oliveira - São Roque -SP-.

    ResponderExcluir