domingo, junho 20, 2010

Feng Shui

Introdução a técnica, o que é?

O feng shui considera a casa um ser, que interfere na vida dos que ali passam, vivem, convivem. Como ser-casa o imóvel envelhece, fica doente, precisa de tratamento, cuidados, manutenção. Funciona como 'médico da casa' , entendendo por casa = imóvel + pessoas.

A técnica divide a planta da casa em 9 partes. Depende do lugar onde fica a casa, da geografia, da cidade, da orientação magnética. É preciso encontrar a Matriz do lugar. Quando a humanidade constroe, represa com paredes e telhado a "energia" do lugar, e permite a troca com o ambiente por portas e janelas. Daí influencia as pessoas que ali habitam, que também têm sua matriz, definida por data e lugar de nascimento e pelo sexo, é diferente para homens e mulheres.

Uma das maneiras de trabalhar o equilíbrio é através do feng shui.

Aplicação de cores com Ba-guá

O ba-guá é uma figura de oito lados que correspondem às áreas mais importantes da vida. O esquema propõe ativar cada área com o auxílio da cor.

Funciona assim: trace uma planta da casa e coloque o ba-guá sobre ela, alinhando o lado do trabalho com a porta de entrada. Cada ambiente estará ligado a uma área, e desta forma, escolha as cores para a decoração. Se preferir, você pode aplicar o ba-guá em um dos ambientes, somente.







Prosperidade: esta área governa o dinheiro, mas também está relacionada com tudo que torna a vida mais rica. Para ativar esta área, estimule a entrada do ch'i aumentando a quantidade de luz na área, colocando um espelho, um lustre, cristais suspensos ou objetos de metal. Um aquário ou uma pequena fonte funcionam muito bem.
Cores: verde, vermelho, lilás e azul.

Sucesso: representa sua posição social na comunidade, suas aspirações e sonhos. Saliente suas qualidades expondo nesta área fotos, diplomas e objetos que sejam atrativos. Um espelho redondo pode ajudar bastante o fluxo de ch'i.
Cores: vermelho, verde e amarelo. 

Relacionamentos: está especificamente relacionada com os relacionamentos mais próximos, seja ele efetivo ou profissional. Disponha sobre os móveis fotos e objetos que considere românticos, principalmente em pares.
Cores: vermelho, rosa e branco. 

Criatividade: está relacionada aos filhos, mas também ao desenvolvimento criativo. É um ótimo local para expor fotos dos filhos, ou trabalhos manuais que eles fizeram. Reserve este espaço para a escrivaninha, e ative seu potencial de criação em qualquer área de interesse.
Cores: branco e dourado. 

Amigos: está relacionada com as pessoas que podem ajudar você. Use cristais, monte um painel com fotos de suas amizades, coloque objetos relacionados à sua filosofia de vida para estimular a entrada do ch'i nesta área.
Cores: branco e preto. 

Trabalho: se sua intenção é progredir profissionalmente, ative esta área. É um bom local para colocar o computador, o aparelho de fax ou mesmo o telefone. Decore com um espelho ou um abajur bonito, que ilumine o espaço e faça a energia circular.
Cores: preto, branco e verde. 

Espiritualidade: é a área que representa o aprendizado e o contato com o divino. É o local ideal para colocar uma estante de livros ou dispor o escritório. Objetos de vidro ou cristais podem servir para aproximá-lo do seu eu espiritual.
Cores: preto, verde e azul. 

Família: inclui todas as pessoas de quem você ama. Objetos herdados que sejam atraentes, uma Bíblia, diplomas da família contribuem para um sentimento de continuidade. Como esta área está também relacionada à saúde, para ativá-la utilize cristais e aumente a iluminação.
Cores: verde, vermelho e azul.

Significado das cores no Feng Shui

VERMELHO: é a cor da felicidade, do calor do fogo, da força e da fama. As noivas chinesas usam trajes vermelhos, e o pai de um filho recém-nascido distribui ovos vermelhos. Está associado à fonte de energia do universo, é estimulante e utilizado para canalizar e reter o ch'i. 

PÚRPURA: como se trata de um vermelho profundo, alguns estudiosos dizem que traz mais sorte que o original. Inspira respeito, e o ch'i está associado à alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado. 

AMARELO: o amarelo ou dourado representa poder, dá senso de tolerância, paciência e sabedoria obtida através da experiência.
VERDE: representa tranqüilidade, esperança e frescor. É a cor do elemento vital madeira, e simboliza a natureza. Indica o ch'i da terra saudável. 

AZUL: é uma cor associada com a madeira, e portanto pode simbolizar crescimento e esperança. Por outro lado, para os chineses é a cor fria e secundária da lamentação, e os projetistas evitam a cor nas construções. 

AZUL-ESVERDEADO: está muito mais próximo das cores da natureza do que o próprio azul e, em geral, representa os anos verdes da juventude. 

PRETO: do lado positivo, o preto dá uma sensação de profundidade, transformando o ambiente em um espaço de contemplação. Negativamente, significa falta de esperança e faz com que nos sintamos abatidos e deprimidos. 

CINZA: é mais uma cor com significados opostos. Alguns o vêem como um dia nublado e sombrio, e associa-se à frustração e falta de esperança. Entretanto, pode ser considerado o casamento de opostos: preto e branco - neste caso significa equilíbrio e solução de conflitos.

MARROM: simboliza a profundeza e as raízes da madeira. Dá a sensação de peso, mas pode ser utilizada para sugerir estabilidade. Pessoas idosas tendem a gostar desta cor, pois o marrom é sóbrio e elegante. Podemos nos lembrar de passagem do tempo, pois nos remete ao outono, quando as folhas ficam marrons e caem. 

MARROM-AMARELADO: representa um novo começo bem sucedido. Após tudo parecer sem esperanças, surgem novas possibilidades. 

LARANJA: por ser uma mistura de vermelho e amarelo, empresta as características destas cores - felicidade e poder. 

ROSA: representa o amor e os sentimentos puros, alegria, felicidade e romance. 

PÊSSEGO: é uma cor de duplo significado, e representa amor e atração. É uma cor favorável para pessoas solteiras, mas destrutiva para os casais. O solteiro influenciado por esta cor é sociável, faz muitos amigos e possui muitos admiradores. Para os casados, leva ao adultério.


Condições favoráveis de localização de uma casa.
 
A localização de uma casa é de extrema importância para que o Qi não seja quebrado, para que haja uma energia positiva é necessário observar alguns pontos essenciais, para a boa circulação de energia:

1 - Atrás da Casa
Deve ter montanha, ambiente de tranquilidade, arvores alteas, templos ou igrejas.
2 - Frente da Casa:Deve ter lagos, praça, praia, mar, parques, arvores menores, caminho sinuoso.
3- Lado esquerdo da casa (para quem esta olhando de fora)Deve ter casa mais baixa, entrada para garagem jardinagem muro, prédio vizinho mais baixo.
4 - Lado direito da casa (para quem está olhando de fora)Casa ou prédio vizinho, mais baixo do que o existente do lado esquerdo da casa. Entrada de serviço, muros, recomenda-se que do lado direito da casa não tenha garagem pois favorece o surgimento de acidentes indesejáveis.

Condições desfavoráveis no âmbito geral:
Bifurcação da rua na frente da casa.
Casa que fica ao fundo de uma rua sem saída.
Casa rodeada de prédios altos.
Casa localizadas em cruzamentos de ruas.
Casa próxima a cemitérios.
Casa próxima a delegacia.
Casa próxima a deposito de lixo, ou rua rebaixa.

Acesso a porta principal:
Deve ser plano. Se for descida, a velocidade de energia aumenta, tornando o local agressivo, e se for subida a força que se tem de fazer para subir torna a pessoa cansada (subconscientemente) não dando resultados propícios na vida da pessoa. (Todas as outras áreas da vida parece que se tornarão cansativa).O Caminho de acesso nunca deve ser mais estreito que a largura da porta principal, as oportunidades não transitarão com facilidades. A porta principal não deve ficar a frente da casa de banho. 

Sala de Estar:
Deverá ser acolhedora, preferencialmente em formato retangular ou quadrado. Tapetes e mesas de centro devem ser arredondados. A forma arredondada traz o simbolismo do dinheiro. Os moveis não devem impedir ou tornar-se um empecilho para a circulação no ambiente. Objectos, paeis, e coisas sem utilidades devem ser descartados, eliminados do ambiente e deitados fora.As janelas devem ter a altura superior a altura das pessoas. Excesso de janelas torna o ambiente agressivo, e a falta delas dificulta a entrada de boas energias.

Os sofás não devem ficar de costas para a porta de entrada, nesta posição as pessoas ali sentadas tendem a se tornar mais cruéis quando ali sentadas.

As cortinas vedam a entrada de enegia negativa externa por isso devem sempre existir em uma janela.


Sala de Jantar:
O numero de cadeiras numa sala de jantar deve ser compatível com o números de pessoas que vivem na casa, recomedavel que o encosto seja alto e que tenha braços.


Teto e Chão:
Teto sempre claro.
Chão sempre escuro.

Quartos:
Depois da porta de entrada, o quarto é o ambiente mais importante da casa, pois é nele que encontramos o nosso descanso apos um dia de trabalho. Ele deve estar situado o mais longe possivel da porta de entrada propiciando assim maior segurança quando dormimos. Não deverá ter paredes rachadas, e pintura deve estar impecável. Decoração em pares, e em tons de rosa, azul favorecem a paz e o amor.Não deve se ter um espelho no quarto que reflicta a imagem da pessoa dormindo, isso causa um sono intranquilo e tensão emocional nas pessoas.

* Indicação do uso de espelhos:
   Para avistar quem entra no quarto ou cozinha.
   Quando uma área é pequena e quer se dar uma impressão maior.
   Colocar espelhos de frente a janelas para receber boas imagens externas de jardins, montanhas, etc.
   

Cozinha:
Deve ter janelas, boa iluminação e quem nela trabalha não deve ficar com as costas voltadas para a porta, porque se a pessoa que esta preparando o alimento for surpreendida com a entrada de alguém, ficara com os nervos afectados interrompendo a boa energia na preparação do alimento. O fogão é o símbolo da riqueza da família.



Casa de banho:
O barulho produzido pela válvula de descarga na sanita, deve ser discreto, a tampa da sanita deverá sempre estar fechada. Deve sempre estar muito limpo, e perfumado, favorecem o local sabonetes em tons escuros, e aroma de eucalipto. A porta do banheiro não deve alinhar-se coma porta do quarto, cozinha ou sala de estar. Em qualquer ambiente os odores devem ser observados com seriedade, um mau cheiro pode causar um rebaixamento do facuramento de um estabelecimento comercial, ou causar doenças para os integrantes de uma moradia.



Através da aplicação do baguá, você localizará as áreas respectivas ao trabalho, espiritualidade, família/saúde, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, e amigos. Lembre-se o baguá deve sempre ser posicionado conforme a porta de entrada da casa. Colocando o lado referente ao baguá na direcção da porta de entrada.

Feng-Shui na Sala

A sala é um espaço amistoso e por isso deve ser de fácil acesso. Assim sendo, a sala não deve ficar escondida mas sim ser o centro da sua casa. Procure ter móveis onde se possa sentar comodamente e não se esqueça de iluminar a sala o melhor possível.




Área de Trabalho

Elemento: Agua
Forma : Ondas
Cor: Preto ou Cores Escuras
Aroma: Menta ou Patcholi
Sugestão de Ambiente: Oficina, escritório ou Atelier.
Curas : Fontes, prisma d'agua, vaso ondulado de cor azul, aquários, objectos de forma ondulada. Artes em geral, quadro, luz, enfeites, tecidos azuis, e paredes pintadas de azul..
Sugestões: Quadros com imagens de peixes com fundo preto.Luminária  preta com luz directa para cima.Fonte pequena com agua em movimento.Objetos relacionados com a profissão do dono da casa.

Área da Espiritualidade
Cor: Azul
Aroma: Alecrim e Eucalipto
Sugestão de Ambiente: Biblioteca, e sala de estudos.
Curas: Anjos, santos, oratórios, paredes em azul claríssimo.
Sugestões: Colocação de uma Bíblia aberta no salmo 91. Estatuas de anjos. Santos, incensos e flores naturais e de cor clara.

Área da Família/Saúde

Elemento : Madeira
Forma : Retangulo
Cor: Verde
Sugestão de ambiente: escritorio, sala intima, sala de tv.
Curas: Bambus, sinos de bambu ou madeira,  Tecidos verdes e paredes em tons de verde.
Sugestões:  Esta área representa a família, portanto representa as pessoas com as quais você possui uma ligação mais forte, alem de representar também a saúde. Activando esta área você torna os laços familiares mais fortes e ameniza também as discussões familiares. É bom local para se colocar a foto da família, um móvel de madeira maciça e forte, quadros com imagens de caminhos em uma florestas, fotos dos familiares vivos ( fotos de familiares mortos não devem ficar expostas).

Área da Prosperidade
Cor: Púrpura, azul e vermelho
Aroma: Tangerina
Sugestões de ambientes: Escritório, dormitório, cozinha.
Curas: Aumentar a iluminação local, colocação de objectos metálicos pois lembram o dinheiro, a moeda. Fonte com agua em movimento.
Sugestões: Esta é a área relacionada ao dinheiro e riqueza,  pode-se colocar um aquarioa com oito peixes vermelhos e um dourado, os peixes em movimento representam a entrada de dinheiro, o movimento e afluência positiva de prosperidade. Pode-se por sinos dos ventos com figuras de peixes ou com moedas, use objectos na cor púrpura e vasos roxos com plantas naturais roxas.

Área do Sucesso
Elemento: Fogo
Forma: Triangulo
Cor: Vermelho e Dourado
Aroma: Alecrim
Sugestões de ambientes: Sala de estar, dormitórios, sala de jantar.
Curas: Pirâmides e trinagulos, velas vermelhas, tv, som, lareira, paredes com detalhes em vermelho.
Sugestões: Espelhos de crital nas paredes, cristais nas janelas para receber tudo em dobro, objectos de decoração vermelho e dourado, velas em forma triangular. Evitar AGUA nesta área, ou fontes, aquário, e plantas. 

Área do Relacionamento
Cor: Vermelho ou Rosa
Aroma: Jasmim
Sugestões de ambientes: Quarto, sala de tv, dormitório ou sala de reunião.
Curas: Corações em pares, imagens de anjos em pares, foto do casal em viagens.
Sugestões: Esta área se refere a todo relacionamento mais intimo. Área que merece atenção especial se você esta em busca de um relacionamento afectivo, ou também se você já está casado ou tem um relacionamento fixo com alguém.  Sugestão de colocação de objectos que lembrem amor em pares, almofadas em forma de coração, foto do casal em viagens, lençóis em tons de rosa suave, duas pedras de quartzo rosa, dois ursos de pelúcia (casal). Não colocar nesta área com flores de folhas e formas pontiaguadas, e nunca colocar figuras em numero impar, um ou três. Sempre objectos, quadros que sugiram amor e romantismo em números de dois, caso você coloque numero três poderá favorecer a aparição de uma terceira pessoa que poderá provocar a infidelidade e traição de uma das partes ou até de ambas as partes.

Área da Criatividade
Elemento: Metal
Forma : Circulo
Cor: Branca
Aroma: Sálvia
Sugestões de ambientes: Escritórios, mesas de trabalho, sala de tv, sala de estar.
Curas: Sinos de metal, enfeites de metal, objectos em tons de prata, dourada ou cor metálica, paredes sempre em cores branca.
Sugestões:  Devem ser colocados objectos de arte, quadros, esculturas. Área propicia para colocação do computador, piano, fotos dos filhos,e trabalhos escolares feitos pelos filhos.

Área dos Amigos
Cor: Cinza
Aroma : Lavanda ou Mirra
Sugestões de ambientes: Sala de reunião, jardim, área de lazer, sala de tv.
Cura: Fotos dos amigos, presentes recebidos de amigos, lembranças de viagens feita por você ou recebida de amigos.
Sugestões: Local indicado para se fazer um mural com fotos de viagens, e cartões postais enviados por amigos, também indicado colocar lembranças de viagens feitas, e objectos recebidos como prenda dos amigos.

Centro da Casa
Elemento: Terra
Forma: Quadrado
Cor: Amarelo
Sugestões de ambientes: Quarto, cozinha, quadra de esportes, local de lazer.
Curas: Cristal, pedras ornamentais, porcelana, vasos de pedras, escultura ou vasos de argila.
Sugestões: A área central da casa, é muito importante e esta intimamente ligada também a area espiritual e a sorte. É a partir do centro que irão surgir todas as energias enviadas para as outras partes da casa e consequentemente para a vida dos moradores da mesma.  Local ideal para se por um grande vaso com terra, e girassóis, ou flores de tons amarelos, também pode se por quadros com imagens de girassóis,  e tapetes em forma quadrada e na cor amarela.


Um comentário:

  1. E MUITI INTERESSATE ESSE ASSUNTO, FICO HORAS LENDO,MAIS ME PREOCUPO COM MINHA RELIGIAO SERA QUE TEM ALGUMA COISA HAVER? sou catolica

    ResponderExcluir