quarta-feira, junho 09, 2010

Led

Durante muitos anos, utilizamos os recursos do planeta como se estes fossem inesgotáveis. Felizmente, este é um comportamento que a sociedade de hoje já não permite mais. Adquirimos novos hábitos e o mais importante, tomamos consciência. Nessa nova jornada global foram várias as tecnologias que vieram como solução para o desenvolvimento sustentável, uma delas é o LED.

O Light Emitting Diode – LED – é um dispositivo emissor de luz que possui diversas aplicações no mundo de hoje. Podemos observar em sinais de trânsito, lanternas de carros, televisores e equipamentos de iluminação profissional com atuação em fotografia, shows e televisão. Em alguns países já encontramos os LED em iluminação pública e de interiores.

Em um mundo onde mais de 20% de toda energia elétrica gerada é destinada a iluminação, o LED representa importante opção, pois sua eficiência é de 90% contra menos de 10% das lâmpadas incandescentes. Pensando nisso, muitos países já inseriram na sua legislação restrições à fabricação de lâmpadas incandescentes.

A Luz do LED não é somente um assunto apaixonante, nós acreditamos que seja de vital importância. 

 A luz perfeita é a luz do Sol. É a que tem todas as cores de forma balanceada. É a luz de 5600K.
LUZ DE LED – COMO COMPARAR COM AS LUMINÁRIAS INCANDESCENTES

Uma pergunta recorrente é: qual a equivalência em watts quando se compara a luminária de LED com a incandescente?

Esclarecendo:

Watt (W) mede o consumo de energia elétrica,
Lux mede a quantidade de luz que uma luminária gera em uma determinada área
Kelvin (K) mede a Temperatura de Cor.
Então, para comparar a luminária de LED e a incandescente é necessário considerar as medidas de Lux, Kelvin e Watts. E para alcançar qualidade na Iluminação de uma cena é determinante conhecer a relação de Temperatura de Cor (K) e Lux.

Como é do conhecimento de todos, em televisão tudo tem de ter as cores balanceadas. Há 4 opções: Iluminar com uma luz branca (5600K), Filtrar a luz, Filtrar na lente ou Fazer um “White balance” na câmera. E efetivamente todas as medidas de luz para televisão deverão ter como referencia a Temperatura de Cor de 5600K (luz branca).

Como já abordamos anteriormente, se você comprar uma luminária de 3200K fatalmente terá que usar filtros para corrigir a luz. No entanto, esses filtros reduzem a quantidade de luz que a cena receberá. De nada adianta comprar um luminária com lâmpadas incandescente de 300W, se quando corrigir para 5600K restarem apenas 300 lux. Com uma LED light você terá o mesmo efeito consumindo apenas 6W e ainda reduzirá o calor emitido e o peso da luminária.

Apresentamos um exemplo de como comparar luminárias incandescente e LED. No caso usamos uma lâmpada dicróica de 50W, corrigimos sua temperatura de cor original de 2700K para 5600K com gelatinas de correção. O resultado está mostrado abaixo.

Luminária        Cor Original  Ivmax (5600K)       Angulo (θ/2)       Consumo
Dicroica GU5.3    2700K        286 lx@1m               30o                 50W
Prolite Six (LED) 5600K        1160 lx@1m             30o                  11W

Neste contexto, concluímos que o LED (Prolite Six) equivale a 4 lâmpadas dicróicas de 50W cada, ou seja, o LED (Prolite Six) equivale a uma lâmpada dicróica de 200W.

O baixo consumo permite que as luminárias de LED sejam utilizadas em externas, alimentadas por baterias.

Luz é essencial, se não houver luz, não existirá nem imagem nem vídeo. Mas necessitamos saber como iluminar.

A Iluminação pode alterar as sensações de uma cena, produzir medo, suspense, mas pode também transmitir alegria. Não importa as sensações, a iluminação deve antes de qualquer coisa fornecer a quantidade correta de Lux para uma câmera produzir uma boa imagem. 

No Brasil, observamos que existem muitos iluminadores de talento imensurável, porém ainda faltam luminotécnicos, profissionais que irão calcular os diversos fatores de iluminação. Portanto precisamos destacar a importância do profissional de Light Design.

Um dos principais fatores de uma boa iluminação é a correta intensidade de luz. 




Vantagens dos LEDs
Os LEDs oferecem inúmeras vantagens sobre as lâmpadas tradicionais. A relevância dessas vantagens dependerá da aplicação em causa, mas de forma geral essas vantagens incluem:

  • Vantagens gerais

    • Longevidade muito longa (50.000 horas)
    • Baixos custos de manutenção
    • Maior eficiência do que as lâmpadas incandescentes e de halogénio
    • Acendem-se instantaneamente
    • Totalmente reguláveis sem variação da cor
    • Emissão directa da luz colorida sem filtros
    • Espectro de cores completo
    • Controlo dinâmico da cor e ponto branco ajustável
  • Vantagens para o design

    • Liberdade total de design com iluminação escondida
    • Cores brilhantes e saturadas
    • Luz direccionada para sistemas mais eficientes
    • Iluminação robusta e resistente às vibrações
  • Vantagens ambientais

    • Sem mercúrio
    • Sem radiação IV ou UV na luz visível

Como é que funcionam?

O LED é um dispositivo semicondutor. Quando é fornecida corrente ao LED, os electrões deslocam-se através do semicondutor e alguns entram num estado de baixa energia. Durante esse processo, a energia "poupada" é transformada em luz. O comprimento de onda (e logo a cor) da luz pode ser ajustado para praticamente qualquer valor, utilizando materiais semicondutores e processos de produção diferentes. Além disso, a difusão do comprimento de onda da luz emitida é relativamente estreita, dando origem a cores mais puras.

Actualmente, a maioria dos LEDs são feitos de materiais semicondutores compostos tradicionais, como o nitrato de gálio (GaN). No entanto, começam também a surgir LEDs feitos de materiais orgânicos (OLEDs). Aqueles que são feitos de polímeros (geralmente chamados PLEDs ou PoliLEDs) oferecem muitas das vantagens dos LEDs tradicionais e podem ser inseridos em fontes de luz dobráveis.

 Actualmente não há LEDs amarelos, mas esta cor pode ser obtida facilmente pela combinação de LEDs de cores diferentes, por exemplo vermelho e verde.

Iluminação LED está espantosamente beirando a perfeição: Econômica, duravel, eficiente, ecologicamente correta, baixa taxa de manutenção e agora inventaram uma lâmpada que não atrai insetos. Não sei se isto é uma particularidade da lâmpada para iluminação pública da Empresa Japonesa Iwasaki Electric ou das lâmpadas LED em geral.

Mas afinal qual a importância de não atrair insetos ? Luminárias que atraem insetos necessitam de manutenção periodica, uma vez que os vidros ficam cheios de insetos mortos, tanto por dentro como por fora. As lâmpadas LED não atraem insetos pois não emitem raios Ultra Violetas.



 A Empresa Japonesa Iwasaki Electric desenvolveu uma lâmpada especial (foto acima) que além de consumir apenas 15W por ter três modulos LEDs comprimidos, ilumina o equivalente à uma lâmpada LED de 40 Watts, o equivalente a uma lâmpada convencional de 400W e ainda dura 40 mil horas.





Charles Meeker, o prefeito de Raleigh falou que a substituição da iluminação dos estacionamentos municipais por LED proporcionará uma econômia de 80 mil dolares por ano. Meeker informou que o gasto anual da Prefeitura de Raleigh com energia para iluminação pública é de 4 milhões de dolares e já planeja substituir toda iluminação pública por iluminação LED, tornando Raleigh a primeira cidade iluminada a LED e de quebra colaborar para a redução do aquecimento global.

Ainda segundo matéria na WRAL, iluminação LED dura 20 vezes mais que a iluminação tradicional e  o uso intensivo de iluminação LED evitaria a necessidade da construção de 40 usinas geradoras de energia elétrica até 2020.

A aplicação de LEDs como iluminação é uma tendência crescente nas mais variadas áreas, Empresas como a Asus, Fujitsu e Sony introduziram o uso de LEDs na iluminação de fundo das telas de seus notebooks, possibilitando maior brilho e telas mais finas. Empresas do setor automobilisticos como a Toyota e Volkswagem também estão usando LEDs nos farois e lanternas de seus veículos topo de linha, apesar do custo inicial da iluminação LED ser maior, o ROI se dá em 12 meses e ainda tem uma série de vantagens como menor stress visual, maior economia, maior vida útil, não tem o flick das lâmpadas fluorescentes.

Com certeza precisamos rever nossos conceitos de iluminação, pois os LEDs estão presentes cada vez mais no nosso dia a dia.

A iluminação com LEDs é a evolução em termos de iluminação no novo milênio, pois são ainda mais compactas, mais eficientes e ecologicamente corretas. Os LEDs que estamos falando são uma evolução dos mesmos que existem no seu equipamento de som, TV, aquela luzinha verde, amarela ou vermelha.

A eficiência dos LEDs foi aumentando e hoje temos aplicações práticas no nosso dia a dia. Quer um exemplo? Sabe aquele sinal de transito à energia solar instalado na Reserva da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, ele é LED.

Ainda dando asas a imaginação, imagine soluções como as da Morpheus, integradas ao novo conceito multiponto, e conectadas ao sistema de automação residencial. A iluminação agora alem de ser percebida ainda poderá ser colorida, trazendo verdadeiras sessões de cromoterapia ao ambiente e à familia pelo simples pulsar em uma tecla de iluminação.



2 comentários:

  1. Lorena, tudo bem? Estava lendo esse postado, eu fiquei curioso sobre a gelatina de correção, pensei que talvez me possa ser util em um equipamento de iluminação cirurgica para corrigir a temperatura de cor, onde posso encontar essa gelatina? Gostei muito da sua aula. Parabens

    Ass. Breno

    ResponderExcluir
  2. Oie, td bom? que legal que vc gostou do conteúdo do blog, para iluminação você pode tentar procurar no site do fabricante da Osram e da Philips, hj emdias eles são quem mais investem em tecnologia de iluminação - http://www.philips.com.br/index.page e http://www.osram.com.br/osram_br

    ResponderExcluir