quinta-feira, janeiro 12, 2017

Obra rápida e limpa com drywall



Saiba mais sobre Drywall


O que é?
Um sistema construtivo que consiste em estrutura metálica de aço galvanizado formada por perfis verticais (chamados montantes) e horizontais (guias). Placas de gesso servem como revestimento

Por que é chamado gesso acartonado?
Este é um nome mais antigo, adotado por causa das folhas de gesso que revestem a estrutura metálica

Suporta tubulações internas?
Tanto os dutos para fiação elétrica quanto tubulação hidráulica podem ser instalados dentro da parede de drywall

Quais acabamentos são permitidos?
A parede pode receber quase todos os tipos de revestimento: pintura, papel de parede, melamínicos, mármores, azulejos, entre outros. No caso de pedras, é preciso verificar se a estrutura suporta o peso do acabamento

Qual é a durabilidade do drywall?
Não há tempo determinado. No Brasil existem construções com esse sistema da década de 70. No exterior, com até 100 anos

Exemplo:

Presente em forros de teto, paredes de vedação e painéis com soluções criativas, o sistema construtivo é o destaque do projeto.



O grande painel de Drywall tem um recorte diferenciado, é preso pelo teto e possui perfis que abrigam trilhos das portas de correr de vidro. o forro do teto é executado pelo mesmo sistema de gesso acartonado.


O elevador oculto no forro de gesso, quando não está em uso, guarda o autorama. Ao fundo, a estante modular de laca alto brilho vermelha pode ter sua configuração alterada de acordo com o desejo do proprietário.


É possível isolar todo o home theater com o fechamento das portas de vidro de correr (cada folha mede 1,20 x 2,40 m) que deslizam em trilhos instalados junto ao assoalho de sucupira e o drywall do teto. Rasgos no forro de gesso fornecem iluminação perimetral com lâmpadas fluorescentes.


Foi preciso acrescentar estruturas metálicas adicionais para suportar o peso. O sistema contorna toda a sala e abriga trilhos que permitem o movimento de grandes portas de vidro que correm e podem isolar o ambiente.

A estrutura de aço e gesso acartonado também foi usada para compor os forros do teto de todos os ambientes com diferentes alturas. Ela serve para embutir a iluminação, o ar-condicionado, a fiação do projetor, o autorama e a mesa de pingue-pongue, que são erguidos de forma automatizada e ocultos no forro quando os proprietários desejam. Um alçapão facilita o acesso a todos estes equipamentos para manutenção.

Os forros de gesso abrigam também a iluminação perimetral, em rasgos com lâmpadas fluorescentes. Composição que fica completa com pontos de luz específicos, direcionados a detalhes que atraem o olhar, como o painel do artista Paulo von Poser.

“O drywall foi escolhido por ser um sistema que otimiza tempo e proporciona uma obra mais limpa e reversível”
À frente da cama, um confortável espaço de descanso com futton e telão, e uma área de trabalho. 


Reservados em relação ao quarto ficam o chuveiro e a bacia – na planta original, o banheiro se resumia a este cômodo. Porcelanato reveste piso e paredes.


Na área social e de lazer está totalmente integrada por portas de vidro que correm nos trilhos embutidos na estrutura recortada de drywall.

Diversão para adultos
Ao lado do estar há uma verdadeira sala de jogos. Máquinas de fliperama dividem o espaço com mesas de sinuca, pingue-pongue, pôquer e autorama, devidamente instalados em elevadores que, acionados por um botão, sobem e liberam o espaço para o ir e vir.

Banheiro integrado

A suíte principal reserva mais uma surpresa criativa: um banheiro integrado, transparente. Dentro do cubo formado por paredes de vidro e forro de drywall estão a cuba e a banheira, instalada em um deque de cumaru. Chuveiro e bacia ficam em um espaço isolado. A cama baixa de madeira está encostada na parede revestida com material vinílico. Nas duas laterais há lareiras que funcionam com etanol.



Dormitório e banheiro são integrados. Paredes de vidro apoiadas em estrutura de gesso junto ao forro circundam a área de banho para isolar o espaço. A banheira, instalada em um deque de tábuas de cumaru tingidas, e a pia ficam à vista. O chuveiro e a bacia estão em área reservada, logo atrás.

 Confira quem fez:

Arquitetura e interiores: Patrícia Martinez
Drywall: Lafarge
Banheira: Equipágua
Construção: Tauná
Engenharia: Fawer
Pisos: Pau Pau
Porcelanatos: Portobello
Vidros: Amaral Vidros

 Fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/58/artigo175365-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário