sexta-feira, junho 11, 2010

Recuperar paredes e rodapés com infiltração

Paredes e rodapés úmidos são decorrentes de falta ou de uma falha na impermeabilização durante a construção. Abaixo, os passos de como evitar esse tipo de problema:

1-Fundações não impermeabilizadas ou com falhas permitem que a água do solo seja absorvida pela alvenaria, causando o efeio de umidade nos rodapés de paredes. Outra causa para esse tipo de umidade é a batida da água da chuva que provoca infiltrações nas paredes.

2-Remova todo o revestimento contaminado, além dos resíduos de carbonatação (depósitos de sais na superfície), obtendo uma superfície sólida.




 3-Também pode ser utilizada uma desempenadeira específica para raspagem do revestimento contaminado. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessário chegar até a alvenaria.





4-Após a remoção do revestimento contaminado deve-se garantir que a base esteja limpa, sem pó, óleo, tinta ou qualquer outra substância que impeça a boa aderência da argamassa de reparo.


5-Lave com água limpa removendo todos os resíduos.


6-Misture com águal limpa (proporção indicada na embalagem). Em um recipiente estanque, limpo, protegido do sol, vento e chuva, misture todo o contetúdo de um ou mais sacos (a água deve ser adicionada aos poucos) até obter uma consistência pastosa e firme.

7-Misture recuperação Anti-umidade Quartzolit manual ou mecanicamente, com quantidade de água indicada na embalagem do produto.

8-Elimine as falhas nas juntas da alvenaria preenchendo com recuperação Anti-umidade.
9-Molhe a base e aplique o produto com uma desempenadeira.

10-Após o puxamento, regularize com régua de alumínio. O revestimento de paredes deve ser feito em uma única demão para espessura até 2,5 cm. Para espessuras maiores, aplique a segunda demão somente quando a anterior estiver firme para suportar a segunda. A espessura máxima do revestimento será de 5 cm com aplicação em duas ou mais demãos.

11-Após o puxamento, regularize com régua de alumínio e dê o acabamento com desempenadeira plástica para obter uma superfície plana e regular.

Um comentário:

  1. Aí sim, Gatita, vou fazer isso em casa para acabar com a umidade da parede...brigado gatitaaa...bjs

    ResponderExcluir