quinta-feira, junho 24, 2010

Residência com eficiência energética na América do Sul


Basf inaugura sua primeira residência com eficiência energética na América do Sul



A casa construída pela Basf está localizada na fábrica de Tortuguitas, Argentina. O protótipo de dois andares com cerca de 200 m², batizada de CasaE, possui sala, cozinha, banheiros e dois quartos. 
 
A construção foi realizada com fundação de alvenaria e painel de cerâmica estrutural, além de paredes, piso e laje com placas de poliestireno expandido sobre a construção tradicional. 
 
As escolhas de materiais objetivaram um isolamento térmico eficiente, gerador de economia energética. Outras soluções e tecnologias reduziram o impacto ambiental da residência.

Nos telhados, foi utilizado um teto "invertido" de espuma rígida de poliuretano projetado e uma camada de drenagem de membrana geotêxtil, que geram isolamento térmico maior. A cobertura também abriga coletores solares planos para aquecimento da água de toda a casa. Todas as aberturas da casa possuem um sistema múltiplo de vidros herméticos. 
 
A CasaE ainda possui sistema de aproveitamento de águas pluviais, além de um sistema de filtragem de ar e ventilação para a renovação e climatização dos ambientes, por meio de uma rede de tubos enterrados com forro de PVC antibacterianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário