segunda-feira, julho 26, 2010

Casa sustentável

Casa sustentável de A a Z. O desafio da eficiência ambiental, social e econômica



Diferente da construção ecológica ou natural, que pode ser definida como aquela que permite a integração entre homem e natureza com um mínimo de alteração e impactos sobre o meio ambiente, a “Construção Sustentável” pode ser um produto da moderna sociedade tecnológica. Esse conceito de construção e decoração, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, reduz o tempo de obra, o volume de lixo e os custos da produção.

Sustentabilidade na Construção

O uso de matérias-primas naturais renováveis, obtidas de maneira sustentável ou por biotecnologia não-transgênica, bem como a reciclagem de material sintético por processos tecnológicos limpos (sem a emissão de poluentes e sem o uso de insumos agressivos) permitem classificar um produto a partir de critérios ambientais. Hoje, muitas empresas já trabalham com esse processo, oferecendo ao consumidor final uma infinidade de produtos para este setor. Tijolos, coberturas, revestimentos, pisos, entre outros, já são encontrados no mercado. Já os sistemas hidráulicos podem ser planejados com controle racional ou reaproveitamento de água em reservatórios, receptor de águas pluviais para pias e drenagem de jardim, que devem receber cuidados na manutenção e preservação. Outros produtos, considerados aceitáveis na ausência de outras opções, devem ser usados de maneira bastante criteriosa, principalmente no interior de casa, como compensados e OSBs (colados com cola à base de formaldeído). O mesmo vale para madeiras de reflorestamento tratadas por autoclave (sistema CCA, CCB ou CCC), as quais são imunizadas com um veneno à base de arsênico e cromo - este tipo de madeira, segundo a EPA norte-americana e os próprios fabricantes daquele país, já não pode mais ser usada em áreas públicas. A solução sempre é buscar produtos à base de água ou 100% sólidos, isso é, que em contato com o oxigênio não emitem gases ou odores.

O Brasil engloba uma série de panoramas climáticos diferentes e a construção sustentável deve respeitar e aproveitar o clima na qual será inserida, além de ser um dos países mais ricos do mundo em matérias-primas naturais renováveis e com lixo abundante, motivo este que faz do país um verdadeiro celeiro de ecoprodutos e materiais reciclados, gerando emprego e levando cidadania a muitas pessoas

Sustentabilidade na Decoração

Pensar na decoração ou no paisagismo de uma residência é sempre motivo de satisfação. Nada mais agradável do que criar em seu lar um ambiente bonito, organizado e personalizado. Mas este bem-estar pode ser ainda mais interessante, se na hora de elaborar o projeto o fator “ecologicamente correto” estiver presente, transformando em uma moradia mais “verde” e harmoniosa. A busca pelo equilíbrio ambiental fez nascer uma série de produtos e soluções capazes de proporcionar uma decoração sustentável, com materiais que tragam benefícios reais ao meio ambiente. Sofás, poltronas e cadeiras, por exemplo, podem ser revestidos com materiais recicláveis, tais como: tecidos de garrafas pet, fibras naturais ou couro ecológico. Já o piso, as paredes, as telhas e os móveis podem ser feitos com madeira ou cerâmica de demolição e embalagens prensadas, além dos produzidos com fibra vegetal. Peças de designer também são encontradas com este material, trazendo equilíbrio ao meio ambiente sem deixar o glamour de lado. Verificar a procedência dos móveis e objetos de decoração deve ser uma rotina para o consumidor, como, por exemplo, a origem da madeira utilizada na mobília, exigindo o certificado do produto (FSC- Conselho de Manejo Florestal), certificado este que assegura a origem não predatória da madeira, o selo verde mais respeitado no mundo.

Começar a utilizar os recursos naturais de maneira controlada em todos os detalhes da decoração e construção só trará benefícios para o planeta e as futuras gerações e o resultado são espaços com móveis versáteis, toques criativos e recursos de acordo com o bolso e gosto do consumidor.

  • Imagens Ecologia
    Sustentabilidade na Construção
  • Imagens Ecologia
    Revestimento Pietra Ônix - com...
  • Imagens Ecologia
    Led - economia de energia -...
  • Imagens Ecologia
    Torneira Decamatic Eco - com...
  • Imagens Ecologia
    Tijolos modulares ecológicos -...
  • Imagens Ecologia
    Tinta mineral à base de terra -...
  • Imagens Ecologia
    Pastilhas Ecoglass - 100% vidro...
  • Imagens Ecologia
    Pastilhas Ecoglass - 100% vidro...
  • Imagens Ecologia
    Telhas em fibra vegetal - Onduline
  • Imagens Ecologia
    Piso Drenante Fulgê
  • Imagens Ecologia
    Revestimento Street Beig

Nenhum comentário:

Postar um comentário