quarta-feira, julho 07, 2010

Como escolher um piso ecologicamente correto

Dois dos materiais mais comuns para pisos, carpete e vinil, ameaçam a saúde do ambiente e da sua casa. Cerca de 70% dos revestimentos de piso dos Estados Unidos são os carpetes, em sua maioria feitos de náilon. . Por que isso é um problema? O náilon é feito com petróleo, assim a sua fabricação representa um uso tremendo de recursos não-renováveis. O carpete também abriga alergênicos e pode conter substâncias químicas que causam doenças.

Vinil, conhecido como cloreto de polivinil ou PVC, também é feito com petróleo e a sua produção gera dioxina, um perigoso carcinógeno que pode causar problemas de saúde. Nem o vinil e nem o carpete são biodegradáveis.

Como escolher um piso que seja bom para o ambiente e para a casa? Vários materiais naturais para piso estão disponíveis aos consumidores. Eles são renováveis e contêm o mínimo de processamento industrial. A opção por um piso ecológico pode reduzir o seu rastro ambiental, além de reduzir os níveis de toxicidade em sua casa e aumentar a eficiência energética.

Ao pensar num novo piso para a sua casa, considere os materiais naturais



Antes de escolher qualquer piso, vejamos alguns fatores que devem ser considerados.

  • Estética: como o piso vai ficar na casa?
  • Orçamento: quanto os materiais e a instalação vão lhe custar? Uma auto-instalação pode reduzir os altos custos de um material de revestimento.
  • Manutenção: será fácil de limpar? Ele requer um trabalho adicional ao longo de sua vida útil?
  • Desempenho: o quanto esse piso vai se desgastar? Você tem filhos, animais domésticos, uma banda de rock ou muitos sapatos pontiagudos? Alguns pisos são resistentes ao tráfico intenso e suportam mais do que outros. O desempenho também está ligado à função da sala. Por exemplo, o carpete não é uma boa opção para cozinhas, banheiros ou porões, pois estes ambientes apresentam mais umidade do que os outros. Mas o carpete seria uma opção para a sua sala de estar se você deseja um piso extremamente confortável para as suas reuniões de família.

Tenha isso em mente ao considerar diferentes métodos de revestimentos. Vamos começar pela questão da estética. Você gosta do visual do carpete e do vinil, mas ainda deseja evitar potenciais ameaças à sua casa e ao meio ambiente? Na próxima página, nós descobriremos se todo carpete é prejudicial e como obter o visual do vinil de maneira natural.

Opções de pisos ecológicos: carpete e linóleo

Nem todo carpete é ruim para o ambiente. O carpete pode ser feito de materiais naturais, como a lã extraída do pêlo de ovelha ou das lhamas. O carpete de lã oferece uma opção extremamente durável, res­istente ao fogo, resistente às manchas e hipoalergênica quando comparado aos carpetes sintéticos. Este tipo de revestimento é ideal para áreas com grande tráfego por causa das fibras maleáveis que retornam à posição normal após sofrerem pressão. Tapetes de lã podem ser aspirados, mas deve-se tomar cuidado ao limpá-los com certos produtos químicos. Eles são luxuosos, mas há um custo por todo esse luxo. 

O carpete de lã é significativamente mais caro do que outros carpetes.


Sisal
rackermann © istockphoto.com
Sisal
Uma opção mais barata e mais amiga ao meio ambiente é um tapete feito de qualquer uma das várias fibras naturais. O sisal é uma fibra das folhas da planta agave que resulta num revestimento durável, fácil de limpar e que absorve ruídos. A alga marinha é outra opção. Ela cresce debaixo d'água, é barata quando comparada às outras fibras naturais e é fácil de cuidar. Ela é um pouco mais escura, então pode ser a melhor opção para esconder o rastro de sujeira deixado pelas crianças e pelos animais domésticos. A juta é a fibra natural mais leve, mas também a menos durável e uma das mais caras. Entre outras fibras, estão a abaca, que é um material nodoso da família da banana, e a fibra de coco, que é obtida das cascas de coco. A fibra de coco seca rapidamente, tornando-a uma boa opção para um local úmido como o banheiro.


Algumas pessoas adoram a textura rústica das fibras naturais, mas alguns materiais como o sisal, podem causar coceira, então sinta cada um deles antes de decidir. Embora alguns desses materiais estejam disponíveis para a casa toda, eles são mais comumente tapetes de área, pois eles se expandem e encolhem quando molham.

Se as plantas não fazem a sua cabeça, você pode optar pelo linóleo, uma manta que inclui o revestimento vinílico. Você pode pensar que não, mas na verdade, o linóleo é um produto natural feito de óleo de linhaça, serragem de cortiça e de madeira, resinas de árvore, sedimentos do solo e pigmentos. O linóleo natural custa mais do que o vinil, mas dura de 10 a 20 anos mais. É fácil de limpar, embora ele precise ser encerado regularmente. Caso você risque o linóleo, você pode polir a marca e isso funciona bem em cozinhas e banheiros. Entretanto, algumas pessoas são sensíveis ao cheiro do óleo de linhaça. Então, passe algum tempo perto de um piso de linóleo antes de colocá-lo em casa.


As cores vibrantes são uma das marcas do linóleo natural; a empresa Forbo oferece um produto com o nome de "Marmoleum", que possui as cores de uma rocha extraída, e outro produto chamado "Artoleum", que possui cores vivas extraídas das imagens de ressonância magnética. O linóleo natural pode ser adquirido em muitas lojas de construção e revestimentos, mas por causa de muitas pessoas acharem que vinil e linóleo são sinônimos, certifique-se de checar o rótulo para garantir que o projeto fique natural. A instalação da folha de linóleo é complicada, então se procura por um projeto que possa ser feito por você mesmo, talvez seja melhor optar pelos ladrilhos de linóleo.


Ainda não se animou com os materiais naturais para pisos? Não se preocupe pois ainda não terminamos. 


Opções de piso de terra e cortiça

"Flutuando no ar" é uma frase que geralmente serve para descrever uma felicidade eufórica. A cortiça como revestimento para piso pode ser o jeito mais próximo de literalmente atingir esse estado. O piso de cortiça é extremamente macio porque é feito de pequenas bolsas de ar comprimido. As bolsas de ar se mantêm com o tempo. Então, se o piso amassar, ele acabará retornando à posição normal. A cortiça também absorve ruídos e oferece um bom isolamento térmico. Ela tem uma boa resistência à água, fazendo dela uma boa opção para cozinhas e banheiros. Com os devidos cuidados, a cortiça pode durar de quatro a cinco vezes mais do que um piso vinílico.

Comparada em custo com os pisos de madeira, a cortiça é um dos pisos mais fáceis para a auto-instalação, sobretudo os ladrilhos de cortiça que são encaixados. O material esponjoso também pode fazer você flutuar no ar por ele ser amigo do meio-ambiente. Ela é extraída da casca do carvalho sem danificar a árvore e a casca se regenera sozinha.

Onde encontrar materiais de construção naturais


Alguns destes métodos, como o bambu e a cortiça, já fazem sucesso entre os construtores e estão disponíveis em muitas lojas de artigos para a casa. Outros, como o piso de terra, podem vir da terra do seu próprio quintal. Se você estiver à procura de um desses materiais, um bom ponto de partida são os fornecedores online.
Muitas crianças ouvem em algum momento que não devem sujar o piso limpo com terra trazida de fora da casa. Mas e se o piso já for feito de terra? Alguns milhares de pisos de terra foram instalados nos Estados Unidos, sobretudo no oeste, onde os métodos de construção com terra como o tijolo cru, o saco de terra e a terra batida já são populares.

O revestimento de terra é feito com uma mistura de argila, areia e visgo pressionada no piso. Ele precisa de algumas semanas para secar e o piso é protegido com óleo de linhaça e cera alveolada. Essa proteção o torna resistente à água, para que esfregar o chão com água não resulte num lamaçal. Mas os pisos de terra ainda não são recomendados para locais com muita umidade, como banheiros e cozinhas.



Piso de terra
Um piso de terra finalizado


Esses pisos podem cortar os custos com aquecimento por causa da boa massa térmica oferecida pelo material terroso. A massa térmica avalia a capacidade de um material manter-se aquecido e dispersar o calor quando a casa começa a esfriar. O método é barato, com pisos de terra custando US$ 5 cada metro quadrado em comparação com os US$15 ou mais para os pisos de madeira. 

A instalação requer muito trabalho e com poucos pedreiros experientes em revestimentos terrosos, este provavelmente será um projeto de faça você mesmo. O seu gosto pelo visual dos pisos terrosos será uma questão de preferência pessoal. Alguns realmente gostam de como o piso amadurece, e um construtor o comparou com um "sofá velho de couro rachado". Todavia, apreciar o visual de couro envelhecido significa aceitar que um piso de terra realmente racha, amassa e risca facilmente.

Piso de madeira sustentável

Um piso de madeira nos traz à mente imagens de uma floresta totalmente derrubada? Existe um jeito fácil de aliviar a sua consciência ambiental. A madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) cumpre critérios rígidos relacionados à gestão da floresta e aos assuntos ecológicos. A madeira aprovada pelo FSC recebe um selo e até um número especial para que se possa saber de qual floresta ela foi retirada. Esse tipo de madeira está se tornando mais disponível enquanto o número de florestas aprovadas aumenta. Cerca de 15,5 milhões de acres de floresta foram certificados nos Estados Unidos em 2005, comparados com os 1,4 milhões em 1995.

As madeiras disponíveis incluem a maioria dos tipos mais comumente utilizados nos pisos de madeira, incluindo carvalho, cerejeira e bordo, e a madeira aprovada pelo FSC é comparável em custo com outras madeiras.

Muitas pessoas adoram a beleza dos pisos de madeira, que são duráveis e fáceis de cuidar. Porém, os pisos de madeira podem ser barulhentos quando não devidamente isolados, e riscam facilmente. Os pisos de madeira são econômicos, pois você mesmo é capaz de instalá-los.



Bambu
Roel Smart © istockphoto.com
Os pisos de bambu possuem várias tonalidades, como essa parecida com a do piso de madeira
O bambu é uma planta gigante e muito resistente. Ele é uma das plantas de crescimento mais rápido do mundo e pode ser extraído uma vez em poucos anos, ao contrário dos ciclos de vida mais longos das madeiras. Além disso, a extração não afeta as raízes da planta de bambu. Para criar um piso, as varas ocas são fatiadas em tiras chatas e tratadas com conservantes para que elas se mantenham unidas. A instalação do piso de bambu é similar à do piso de madeira. Os pisos de bambu mantêm um peso elevado e são mais duráveis e resistentes do que os pisos de madeira. Porém, eles podem custar um pouco mais por metro quadrado.
É importante verificar os tipos de conservantes utilizados para tratar o bambu, já que eles podem conter substâncias químicas que resultam em VOCs. Outras pessoas já expressaram preocupação com o bambu que não é extraído de maneira ambientalmente responsável em alguns países. Por exemplo, existem evidências de que florestas naturais foram desmatadas a fim de abrir espaço para mais bambu e o bambu não possui um processo de certificação similar ao do Forest Stewardship Council. Se você estiver pensando seriamente no bambu,

O que é um VOC?


Ao comprar um piso, você pode ter observado a sigla "VOC" muitas vezes. VOC - Volatile Organic Compound - significa composto orgânico volátil. Quando compostos orgânicos do carpete, das tintas, dos materiais de limpeza e de vernizes são liberados no ar durante um processo conhecido como "liberação de gás," eles se misturam a outros compostos e substâncias químicas para gerarem os VOCs. Embora muitos desses compostos não sejam prejudiciais sozinhos, eles podem causar uma toxicidade dentro de casa e podem gerar problemas de saúde como asma, perda de memória e câncer. Os VOCs liberados pelos carros causam poluição. Optar por produtos rotulados com VOC baixo pode melhorar a saúde de sua casa.


2 comentários:

  1. Nossa nuito bom esse post!
    Sem sombra de dúvida levar em consideração e saber oq se está colocando na sua casa é muito relevante.
    Interessante esse carpete de Linóleo, não conhecia, parece que o efeito estético é bem interessante. dependendo do projeto casa muito bem.
    Este ano na casa cor são paulo vi um revestimento que foi aplicado no piso que era feito com sobras de lampada fluorescentes...bem interessante da uma olhada lá!!!

    Abc

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa postagem sobre os tipos de piso, estava procurando um pouco sobre a manutenção o do pio de terra batida e vou procurar sobre essa tal cera "alveolada" que vc falou. Até agora estava usando aquela cera de carnaúba e estou vendo o resultado que aparentemente é bom.
    Parabéns pela iniciativa de difundir essas boas informações sobre opções mais conscientes e responsáveis!

    Bons dias de luz

    ResponderExcluir