terça-feira, julho 20, 2010

Cortinas

Elas são fundamentais para aquecer a casa e criar um clima de aconchego. Feitas de voile, seda, linho e até de retalhos de tecidos, as cortinas vestem os ambientes.

 

A cortina de voile branco foi a solução decorativa para este armário aberto. A peça corre num trilho embutido atrás da sanca de gesso.

Neste apartamento masculino, a cortina de gaze de linho tem efeito translúcido e leve. A peça, com pregas macho, colabora com a entrada de luz suave.

No dormitório infantil, a cortina de sarja segue o tema de floresta da decoração. O desenho da árvore é formado por duas peças que correm em um varão de madeira, presas por argolas.

Costurados sobre o forro de tergal, os dois xales de algodão listrado sugerem um visual diferenciado a esta copa e parecem alongar o pé-direito de 2,80 – a mesma altura das cortinas.
Os panôs de seda e algodão trazidos do Egito pela proprietária deste apartamento foram transformados em cortina e deram à sala uma atmosfera étnica.

O conjunto de cortina romana de gaze de linho e xales de seda dosa a entrada de luz e arremata a decoração da sala de estar. O branco traz a sensação de amplitude.

As cortinas de tricô de algodão foram feitas pela moradora da casa. Uma graça!
O emprego de dois tons densos e dramáticos deu uma bela composição a esta sala de TV, pois berinjela e bordô são cores próximas. O tom de vinho da cortina de voile de seda dá acolhimento ao filtrar a luz natural.

O móvel escuro, de traços limpos, não obstrui a visão da janela e contrasta com a claridade da luz externa, que é reforçada pela cortina clara.

Envidraçado, o terraço pode ser integrado ao quarto. Se preciso, a privacidade dos ambientes é resgatada com o fechamento das cortinas de voile.

O predomínio dos tons neutros é quebrado com texturas e cores. A cortina prata, segundo a arquiteta Deborah Roig, dá um toque de modernidade à sala, que tem uma linguagem mais clássica.
O home theater ganhou classe com a cortina de três camadas. Nos cantos, fica o xale de seda rústica forrado, em tom de marrom. A cortina do meio, de linho cru, deixa a luz entrar. Por trás, o blecaute é fechado apenas na hora de assistir a filmes.

Para dar volume à cortina de seda, foram feitas pregas americanas. Outro truque foi colocar um forro de tergal. O projeto do ambiente leva a assinatura de Eduardo Wolf.

Painéis retos de seda pendem do teto somente para decorar e filtrar sutilmente a luz do sol. Foram presos num trilho suíço, que tem mecanismo de deslizamento lavável e corre com mais facilidade que os trilhos comuns.
Sobras aleatórias de tecidos, de tamanhos variados, compõem a cortina. O segredo está em cortar e costurar com capricho um pano ao outro e não deixar o conjunto muito volumoso, para destacar a diversidade de estampas.
Os apliques na seda indiana verde-escura formam desenhos e texturas na cortina deste dormitório. O xantungue bege faz o fundo, com leve franzido de pregas fêmeas, e é uma referência à colcha da cama, também de seda e com pespontos de couro.
A barra e as faixas de seda dourada são o centro das atenções no tecido de organza da cortina. Para proteger a seda do sol, forro de voile. O acionamento da cortina, que corre em trilho oculto por cortineiro de gesso, é motorizado.

Voile é um tecido barato e, aqui, é usado nas cortinas. Se a opção for pelos coloridos, fica simples substituí-los, caso o morador enjoe dos tons. Nesta decoração, não houve custo de execução, pois estão amarrados, lembrando sáris.
Três tecidos - voile laranja, voile vermelho e seda vermelha - formam a cortina. Cortados em tiras de 18 cm de largura, os tecidos foram sobrepostos e costurados no cabeçote revestido de seda. Resultado: um jogo sutil de transparência e cor.

Luzinhas de Natal podem ser usadas o ano todo, dando um toque de humor à casa. Há modelos decorados de flores, minilanternas japonesas ou minicúpulas, como estas. Use-as para enfeitar ambientes, enroladas no varão da cortina.

No lugar de um forro sob a cortina foi usado um painel feito com varetas de junco, que atenua a entrada da luz natural e cria jogos de sombras.

As paredes em tons de berinjela e ameixa absorvem toda a atenção. A cortina colorida é o ponto alto da sala de estar com lareira, recheada de peças antigas e contemporâneas. O resultado é divertido e retrô.

fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,GF70091-16765,00-CORTINAS.html#fotogaleria=23


Um comentário: