sábado, julho 31, 2010

GreenWall Ceramic


GreenWall Ceramic é opção prática para a criação de jardins verticais



Ivam Grambek
Utilizados como alternativa à falta de espaço ou para embelezar as paredes, os jardins verticais vieram para ficar e, cada vez mais, paisagistas e clientes apostam no recurso para integrar o verde à casa. Fabricado pela Cerâmica Nova Conquista, o GreenWall Ceramic chega ao mercado como uma opção prática e funcional para a montagem de painéis.
Com design inovador e tecnologia nacional, o módulo cerâmico é feito de uma composição de argila, utilizado para construção de jardins verticais tanto em áreas internas como externas. “O módulo foi desenvolvido pensando na aplicação em qualquer área, servindo como divisória de ambientes, horta vertical de ervas aromáticas, temperos e condimentos, parede de orquidários, plantas exóticas, bromélias e outras. O que conta é a criatividade na execução do projeto”, destaca André Miranda, diretor da Cerâmica Nova Conquista.

Ivam Grambek Projeto do arquiteto e paisagista Sérgio Gonzalez aproveita o muro para cultivar uma horta (3 m2) com manjericão, manjericão- roxo, minitomates, alecrim, pimentas e cheiro-verde. O acabamento é de pastilha de vidro nas cores verde, verde-claro e branco.
Ivam Grambek


Na maioria dos casos, o painel padrão (2,5 x 3 m) pode ser instalado em qualquer parede rígida, desde que estruturada para suportar um excedente de peso. Para composições maiores, o mais indicado é fazer o cálculo estrutural, a fim de evitar problemas futuros. Cada bloco de GreenWall possui 29 cm de comprimento, 25 cm de altura e 19 cm de profundidade e seu assentamento é feito diretamente na alvenaria com argamassa flexível, por meio de amarração, utilizandose, para isso, a meia-peça, módulo que apresenta comprimento de 14,5 cm. Cada m2 de GreenWall (13,5 módulos) custa R$ 149.
O GreenWall Ceramic já é adaptado para escoamento do excesso de água, devendo o instalador prever a captação dessa água na parte inferior. A impermeabilização do painel é obrigatória e deve ser realizada com produtos específicos. “Esses produtos devem ser atóxicos, para não prejudicar o desenvolvimento adequado das espécies”, alerta André. Com relação ao acabamento, o que vale é a criatividade, pois o GreenWall Ceramic permite o uso de uma diversidade de materiais. Algumas sugestões propostas podem ser a aplicação de pintura, pátina, textura e pastilha de vidro, entre outros materiais.

Sidnei Bloch
Para a alvenaria suportar o peso de 566 módulos (40 m2), o arquiteto Edson Moisés da Silva removeu o emboço original e instalou- os diretamente na parede. Bromélia-desombra, chifre-de-veado, avenca, peperônia, columeia e samambaias compõem o painel. Abaixo, o paisagista Jades José Spagnol deixou o muro mais bonito com o jardim vertical (13 m2) composto por orquídea chuva-de-ouro, dracena, samambaia e avenca. O conjunto, com acabamento de tinta preta, utilizou 176 módulos de GreenWall.
Ivam Grambek

Jardim
Após a execução da parede é preciso aguardar sete dias para início do plantio. Respeitado esse período, o plantio das espécies é feito de maneira usual. O substrato fica alojado na parte inferior do módulo, que tem capacidade para 3 kg, e a escolha das espécies deve respeitar o clima e a insolação do local. As plantas ideais para esse tipo de jardim não podem apresentar raízes profundas, nem necessitar de grande quantidade de terra e de água para seu desenvolvimento, para não terem seu crescimento comprometido.
Dependendo do tamanho do painel, a irrigação pode ser feita manualmente, porém, para dimensões maiores, o módulo permite a adaptação de um sistema embutido de irrigação por gotejamento. A facilidade construtiva permite que o produto acondicione soluções de irrigação automáticas, garatindo a qualidade da formação verde após o plantio, além da manutenção descomplicada.

fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/60/artigo179530-2.asp

4 comentários:

  1. Não é propaganda, mas informação.
    Um copo de água de “Coco Verde” de 250 ml gera mais de “1 Kg de lixo”.




    Telhado Verde
    www.cocoverderj.com.br/coberturaverde.htm

    Painéis Verticais
    www.cocoverderj.com.br/jardimvertical.htm

    ResponderExcluir
  2. Já conhece a Quadro Vivo Jardins Verticais?
    Para maiores informações www.quadrovivo.com

    Beijos


    Marketing Quadro Vivo

    ResponderExcluir
  3. Que luxo o muro com pastilhas! Adorei! Se precisar de pastilhas de vidro, porcelanato etc, entre em contato conosco: http://www.hestiaimport.com.br Entregamos para todo o Brasil. Parabéns pelo site! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fiz paisagismo algum tempo atrás e sonho com um Jardim dentro do meu apartamento. Amei seu trabalho!

    ResponderExcluir