domingo, julho 25, 2010

Lareira a gás

Foto: Alan Vistochi


Foto: Divulgação


Foto: Vera Enderle
Longe da fumaça!
Com instalação rápida, as lareiras a gás são práticas, seguras e têm fácil manutenção


Na estação mais fria do ano  a boa notícia é que ainda é possível realizar o sonho de ter uma lareira em casa. Os modelos a gás têm instalação mais rápida do que os convencionais a lenha. A LCZ Lareiras, por exemplo, realiza a construção completa em apenas três dias.
Além disso, os kits são seguros e muitos dispensam o uso da chaminé, uma vez que não produzem fumaça. A praticidade e a fácil manutenção também são pontos altos. Além de ajustar a intensidade das chamas pelo controle remoto, o usuário não precisa se preocupar com resíduos de lenha ou possíveis fagulhas.

Aquecendo a sala de tevê
O modelo projetado pela LCZ Lareiras confere um clima aconchegante à sala. A peça foi construída em alvenaria e revestida de massa corrida com pintura que suporta altas temperaturas. "Os proprietários buscavam praticidade e economia, além de estarem preocupados com a questão ambiental", explica o gerente de vendas João Odilon. Além de garantir a segurança, o vidro temperado instalado na estrutura auxilia na decoração. O equipamento ainda conta com válvulas de segurança que bloqueiam o gás quando há queima de oxigênio acima do permitido ou quando as chamas se apagam.

Foto: Divulgação
Mosaico decorativo
O apartamento no bairro de Higienópolis, em São Paulo, não dispunha da infraestrutura necessária para a construção de uma lareira convencional. Para resolver a questão, a arquiteta Andréa Cardoso Estevam optou pelo equipamento a gás. O kit foi inserido em uma caixa de mármore travertino de 40 cm de profundidade, 1 m de largura e 50 cm de altura. "O volume acima da lareira foi revestido com mosaico de pedra travertina e é somente decorativo, já que o equipamento não precisa de duto de exaustão", explica Andréa. O vidro temperado cristal de 20 mm foi embutido no mármore e colado com silicone incolor.
Imponência
"A proposta era transformar a lareira em um elemento de destaque na sala", conta a arquiteta Flavia Caldeira, responsável pelo projeto. A peça original era pequena e foi concebida para ser utilizada com lenha. Como o apartamento já disponibilizava um registro de gás no local, a transformação foi rápida e o projeto ficou pronto em 15 dias. Na hora da escolha, os proprietários levaram em conta a praticidade e a segurança da lareira a gás. Os revestimentos escolhidos foram o mármore piguês e o granito preto absoluto, que suporta altas temperaturas. A estrutura em alvenaria acima da lareira abriga a coifa e o duto de exaustão, que foram executados em latão. A caixa que abriga o lenho linear tem 1,40 m de largura, 0,65 m de profundidade e altura de 0,30 m.

Estética valorizada
A lareira projetada pela arquiteta Claudia Sovierzoski foi revestida em mármore branco paraná, material também utilizado no piso do apartamento. "Optamos por manter o mesmo padrão para não poluir o espaço", explica a profissional. As medidas da base são 1 x 0,15 x 0,50 m. A estrutura superior, executada em drywall com pintura acrílica, imita o duto de exaustão de uma lareira a lenha. Na parede do fundo, o pinus com pintura envelhecida simula madeira de demolição e confere um tom rústico ao ambiente.





Foto: Divulgação
Vista para o jardim
O proprietário dessa residência na Granja Viana, em São Paulo, desejava criar um ambiente com vista para o jardim com muito conforto térmico. O desafio foi entregue à arquiteta Vilma Massud, que idealizou uma lareira a gás no centro do living. Construída em mármore travertino romano bruto, a peça se assemelha a uma mesa de centro e possui tampo em vidro temperado - resistente a variações bruscas de temperatura. Os vãos existentes possibilitam a saída do calor e facilitam o acesso à válvula de abertura do gás.

Madeira e mármore
Idealizada pela arquiteta Adriana Consulin, a lareira foi revestida com madeira de demolição e ganhou tampo em mármore nero marquina - a peça tem 15 cm de largura, 80 cm de altura e 20 cm de profundidade. Na abertura, foram utilizadas pedras vulcânicas, que retêm o calor no ambiente. "A vantagem da lareira a gás é a praticidade de girar o botão e acender o fogo em apenas alguns segundos, sem a necessidade de despejar a lenha e depois limpar as cinzas", diz Adriana. Para evitar acidentes, o equipamento conta com um dispositivo contra possíveis vazamentos.

fonte:  http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/46/artigo139978-2.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário