quinta-feira, julho 01, 2010

Plástico reciclado é usado para construir casas sustentáveis



  Em tempos de sustentabilidade inovar e descobrir novas alternativas construtivas é cada dia mais importante. Quem há alguns anos atrás, poderia pensar em construir móveis de materiais como plástico? Imagine então erguer uma casa com este material. Pois foi exatamente isso que fez uma empresa na Grã-Bretanha.

   A companhia Affresol construiu uma casa com 18 toneladas de plástico reciclável. Utilizando a tecnologia a empresa desenvolveu um produto chamado de Thermo Poly Rock que produzido a partir da mistura de lixo reciclável com resina e polímeros TPR forma placas mais resistentes que concreto, aprova de água, duráveis, resistentes a infestações de insetos, não inflamáveis, 100% recicláveis e capazes de proporcionar um excelente isolamento térmico, entre outras características.

   Construir casas populares de qualidade e de baixo custo é um grande desafio para os governos. 

Principalmente em momentos em que moradias são destruidas por tragédias exigindo a ação da arquitetura de emergência. Contar com esta nova tecnologia para oferecer moradia barata sem deixar de lado a qualidade, promovendo a sustentabilidade e encontrando uma solução para o lixo que se acumula nas grandes cidades, é mais uma opção da qual os governos poderão lançar mão na solução do problema de moradia para as comunidades carentes.

   E é exatamente isso que está fazendo o governo do País de Gales, juntamente com organizações ambientais, ao apoiar o projeto da empresa que já lançou uma linha de casas verdes e construções portáteis modulares de quatro toneladas e que já prevê para logo a construção do primeiro condomínio popular feito de plástico.

  Enquanto isso aqui no Brasil duas empresas, localizadas no Rio Grande do Sul,  a Plásticos Vipal e a Royal do Brasil , já detém a tecnologia para a contrução de casas de com perfis de PVC que podem ser preenchidos com concreto ou  outros materiais. O sistema já foi testado, aprovado e executado com sucesso.

fonte: http://poloservicos.wordpress.com/

Um comentário:

  1. O Blog do Polinho se sente honrado pela reprodução, na íntegra, de um de seus artigos neste espaço. Acreditamos que a informação é um direito de todos e que disseminá-la não só contribui para melhorar a cultura como também educa e gera nova consciência. Principalmente quando isso é feito com ética e respeito a fonte.Magda Palma

    ResponderExcluir