sexta-feira, julho 16, 2010

Supermercado-selva


Na entrada da loja, um lago com girafas tomando banho – com direito a chafariz. Em cima da fachada, um gorila. Calma, não é um zoológico, mas o mercado americano Jungle Jim , cuja proposta é criar uma experiência de compra totalmente original.
Tudo começou em Fairfield, Ohio, em 1974 com um empreendedor, Jim Bonaminio, de modos bastante excêntricos – costuma comprar itens de parques de diversão para decorar a loja.

Com o passar do tempo, seu pequeno negócio se tornou uma grande loja (recebe mais de 50 mil pessoas por semana) hoje conhecida por vender alimentos do mundo todo, a Jungle Jim's International Market. Ele importa comida de 75 países.
A variedade de itens é impressionante. São 1400 queijos diferentes; mais de 12 mil rótulos de vinho e 1.200 cervejas diferentes. Mais de 150 mil produtos estão à venda.

Mas a atração da loja não está só na variedade da oferta. Está também no clima que "Jungle" Jim Bonaminio criou na loja, cheia de detalhes que a tornam praticamente um parque temático.

Na peixaria, um enorme barco, toda sorte de objetos de navegação e um grande tanque com peixes vivos onde o cliente escolhe o que quer levar. Na seção de molhos, por exemplo, um carro de bombeiro decora o teto do corredor.

Na seção de comida asiática, imitações de casas típicas; na de comida indiana uma réplica dos táxis para uma pessoa; na de comida britânica Robin Hood, Maid Marion e o cavalo branco Lancelot aparecem em tamanho real entre as prateleiras. Tudo com peças de decoração que fogem totalmente do convencional.

O bom humor está presente em toda a loja, como o semáforo que muda de cor no meio de um cruzamento de corredores. Ou o banheiro, que foi inclusive premiado. À primeira vista parece aqueles banheiros químicos usados em eventos ao ar livre, mas é só abrir a porta para perceber a “brincadeira”.

Na verdade, é uma porta para entrar em um amplo e reluzente banheiro. Até mesmo as promoções puxam pela galhofa. Em uma delas, o cliente ia seguindo pistas pela loja até encontrar cupons ou produtos com preços especiais.

Fora todo o mise en scène, as lojas também organizam eventos – como música ao vivo na seção de comida mexicana e festivais temáticos.

Existe uma programação de cursos de culinária – que são levados muito à sério – para os “foodies”, como a loja chama seus consumidores fãs da boa mesa.

Tanta coisa assim acontecendo, as lojas do Jim já viraram ponto turístico. E ele cobra por isso. No site, pode-se agendar visitas monitoradas pela loja ao preço de US 5 por pessoa. “Ônibus também são aceitos”, avisa o site.

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