quarta-feira, agosto 18, 2010

Casas de plástico podem se tornar opções sustentáveis e baratas

 Produto é impermeável, resistente ao fogo e não apodrece

Há dois anos, a empresa também fabrica casas inteiras de plástico.


Plástico é alternativa barata a materiais como tijolos, cimento e madeira

Material se mostra viável pelo baixo custo, por ser impermeável e ter longa vida útil

Com o boom imobiliário contribuindo para jogar nas alturas o preço dos imóveis e o aquecimento global batendo à porta, uma solução para os dois problemas pode ser a casa de plástico. É uma alternativa barata ao sistema tradicional de tijolos, cimento e madeira.

As vantagens do material em relação à madeira incluem o fato de ser impermeável, à prova de fogo, que não apodrece e que tem vida útil de ao menos 50 anos. Por falar em tempo, ela leva menos tempo para ser construída que uma casa tradicional, já que é pré-fabricada.

“Uma casa de plástico, em média, sai 40% mais barato (que uma normal)”, afirma o engenheiro Joaquim Caracas, sócio-diretor da empresa Impacto Protensão, empresa que vende o plasterit, placa plástica usada para construção de lajes e moradias.

Há dois anos, a empresa também fabrica casas inteiras de plástico. Hoje, cerca de 300 delas estão prontas, mas, por enquanto, são só alugadas. “Precisamos da certificação de que as casas seguem as normas da ABNT para podermos vendê-las”, explica Caracas. Segundo ele, a Universidade Federal do Ceará analisa o material e deve emitir um parecer em três meses.

Até lá, o plasterit já é usado em algumas construções no Nordeste do Brasil, como o quartel da Guarda Municipal de Maracanaú (Ceará), salas de aula, canteiros de obras de grandes empreiteiras e casas de luxo em serras.

Pousadas móveis
No futuro, Caracas pretende investir em pousadas, setor forte na economia cearense. “Vamos fazer planos para quem não tem dinheiro para construir uma pousada”, diz o engenheiro. “Funcionaria assim: ele aluga o terreno, usa a casa pelo tempo que quiser e nós repartimos os lucros.”
Quando o empresário não tiver mais interesse no empreendimento, a casa pode ser desmontada e tirada do terreno, afirma Caracas.

No exterior
No País de Gales, uma empresa desenvolveu produto semelhante, chamado TPR (Thermo Poly Rock), a partir de plástico reciclado e minerais. A ideia é que o material seja usado na construção de moradias populares em breve.

fonte: http://meioambiente.terra.com.br/interna.php?canal=5&id=111&id_img=285&img_clicada=2

Um comentário:

  1. Por favor gostaria de informações de como adquirir essas casas.

    ResponderExcluir