quinta-feira, agosto 19, 2010

Comerciante demora 20 anos para construir castelo em Pernambuco

O comerciante Edvonaldo Torres, 47 anos, construiu um castelo ao longo de 20 anos, na cidade de Pesqueira (PE). A construção passa dos dois mil metros quadrados e tem cerca de 40 metros de altura. São duas grandes salas, que se dividem em dois andares da casa e cerca de seis quartos para abigar apenas um casal.

A mulher de Torres, Kaline Cavalcanti, de 39 anos, ainda não sabe descrever com precisão os cômodos da casa. "Acho que são seis quartos, eu acredito, mas não pergunte o número de banheiros", disse ela, enquanto analisava a planta do castelo. Só ao redor da piscina são mais de 40 leões de concreto e outras estátuas de diversos animais no jardim.

O enderço do castelo é a cidade de Pesqueira, que tem pouco mais de 66 mil habitantes e se orgulha de ser considerada pacata, com os tradicionais pontos turísticos de um município do interior como a praça, o coreto, mas também por abrigar o "Castelo do Torres".

Castelo construído na cidade de Pesqueira demorou cerca de 20 anos para ficar como está Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Pesqueira) 

A obra foi construída ao redor de uma antiga casa do comerciante. Não há um projeto preliminar, apenas reconstruções feitas para ampliar a residência anterior. "Comecei a construção há 20 anos. Fui parando e recomeçando conforme minhas condições financeiras e psicológicas. Talvez ainda demore uns dez anos para concluir o trabalho. Não sei ao certo se chegarei a terminá-la, pois cansa, desanima e até dá vontade de desistir, mas eu gosto desta casa."

Torres disse que gosta mais dos minaretes ao estilo de Gaudi. "Os vizinhos são todos meus amigos, talvez por isso não reclamem. Mas tenho consciência que minha construção incomoda muita gente, afinal de contas, são 20 anos de poeira e barulho, além do constante fluxo de curiosos atraídos pelo estilo diferente da arquitetura."


Apesar dos 20 anos de construção, castelo ainda está inacabado (Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Pesqueira) 

O comerciante disse que a rua onde está o castelo, que é residencial, perdeu um pouco em privacidade depois que começou a erguer a obra. "O principal motivo do meu arrependimento é o terreno que escolhi para fazer o castelo. Infelizmente não dá mais para recomeçar em outro lugar. Eu quis esse estilo para chamar a atenção, provocar impacto visual, criar um ponto turístico para a cidade de Pesqueira."

Torres afirmou que chega a se arrepender do castelo que construiu. "Apesar de não ter sido uma idéia bem pensada, o objetivo era atrair pelas formas exóticas e talvez criar um cartão postal. Não sei o que ainda falta para terminar, nem quando vou terminar."

Ele disse que o castelo chega a ter vida própria. "Virou uma mania e uma obsessão. Acho que vou morrer sem concluir a obra. Eu não me contento apenas em olhar a construção. Preciso participar como pedreiro, ajudante e até jardineiro. Este é o prazer maior. Funciona como terapia, lazer."


fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1226616-5598,00-COMERCIANTE+DEMORA+ANOS+PARA+CONSTRUIR+CASTELO+EM+PERNAMBUCO.html

2 comentários:

  1. achei lindo este castelo e o Sr Edvonaldo não deve desanimar sempre acreditar em Deus e a ele recorrer. Acredite no seu desempenho, um dia ei de conhecer esta maravilha.

    ResponderExcluir
  2. Erivan Marcio [erivanmarcio@hotmail.com]19 de fevereiro de 2011 22:41

    Boa noite EDVONALDO: PARABÉNS, sou pesqueirense mais vou deixar minha opinião, você com esta inteligencia para construir um castelo sozinho, eu imagino você e ADEMILTO MIRANDA juntos, juntado estas duas mentes geniais. - Certa vez estavamos comentando sobre vocês, em um certo lugar você e Ademilto Miranda fazem uma boa DUPLA.GENTE QUE SO PENSA NA CIDADE. Obrigado por ter feito algo por Pesqueira já que os políticos não fazem NADA. - V A L E U

    ResponderExcluir