quarta-feira, agosto 11, 2010

Como evitar problemas ao pintar as paredes


Se você está pensando em renovar o visual da casa, pintar as paredes pode ser uma ótima ideia, seja colocando uma cor vibrante em uma das paredes do cômodo, mudando o tom do ambiente inteiro ou até criando formas através da cor. O ideal é contratar os serviços de um profissional, mas, caso o orçamento não permita, você pode realizar a tarefa por conta própria: basta ficar atento às dicas a seguir.

Prepare a superfície a ser pintada
Antes de pintar, é importante preparar a superfície da parede, raspando, lixando e eliminando pontos descascados. Segundo Kleber Tammerik, Coordenador de Serviços ao Mercado da Suvinil, a parede deve estar seca, sem gordura ou poeira, e não deve estar brilhante ou muito lisa – se possuir uma pintura anterior, é preciso lixar até que fique fosca.




Não passe a tinta diretamente na parede virgem

Após a preparação da superfície, a aplicação de uma demão de fundo preparador de paredes faz com que as partículas soltas se aglutinem. Depois, é necessário aplicar massa acrílica (para áreas internas ou externas) ou corrida (para áreas internas que não tenham contato com água e vapor) para corrigir as imperfeições. Espere secar completamente antes de começar a pintar.

Não dilua a tinta mais que o necessário

A diluição correta da tinta, de acordo com as indicações do fabricante, é essencial para que a tinta proporcione boa cobertura, garantindo o melhor resultado na aplicação. Segundo Gisele Bonfim, supervisora técnica da Abrafati (Associação Brasileira dos Facbircantes de Tintas), caso a tinta não esteja em conformidade com as normas técnicas, ela apresentará baixo rendimento e baixa resistência à abrasão, além de menor durabilidade e resistência a produtos de limpeza.




Como combater fungos e manchas de água

Após a pintura, a superfície ainda pode apresentar alguns problemas a longo prazo, como a presença de fungos e algas. Neste caso, William Hamam, Coordenador de Produtos da Futura Tintas, aconselha lavar o local com uma solução de água sanitária com água na proporção 1:1, esfregando com uma escova de nylon e enxaguando com água. “Após escovar, aplique novamente a solução e deixe agir por aproximadamente 5 horas. Por fim, enxágüe bem”, recomenda. No caso de manchas de água, causadas por chuvas irregulares, a solução é lavar imediatamente toda a parede com água até que se eliminem as matérias solúveis.

Por mais que os procedimentos possam parecer trabalhosos a curto prazo, pouparão dores de cabeça no futuro. Segundo William Saraiva, Gerente de Produtos da Coral, se for feito o teste com duas paredes sujeitas às mesmas condições climáticas, uma pintada seguindo as recomendações e outra não, esta última pode ter a vida útil reduzida pela metade.



 fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI158094-16940,00-COMO+EVITAR+PROBLEMAS+AO+PINTAR+AS+PAREDES.html

2 comentários:

  1. Oi, qual o nome dessa tinta verde? Está linda, quero pintar meu quarto dessa cor.

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, achei linda a parede verde, gostaria de saber a cor e marca desta tinta?

    ResponderExcluir