domingo, agosto 01, 2010

João Filgueiras Lima, o Lelé




Lelé, ou João Filgueiras Lima, carioca radicado em Salvador, desde o início de sua carreira pesquisa pré-fabricação de elementos construtivos. Não é à toa. Recém-formado, viu-se com a tarefa de construir alojamentos para 2.500 operários no canteiro de obras de Brasília. O arquiteto viu na pré-fabricação com madeira a resposta mais racional para realizar o trabalho com economia de material rapidez.

Na pesquisa de Lelé, a pré-fabricação não se limitou a formas idênticas produzidas em série. Ele soube adicionar inventividade à técnica, e é isso o que a mostra no MCB traz, em maquetes, fotografias, desenhos, filmes e animações em vídeo.

Os hospitais da Rede Sarah Kubitschek, especializados no aparelho locomotor, são de especial interesse. Lelé projetou e construiu todos os hospitais da rede, obras de largas dimensões que, contudo, mantêm a escala humana, importante para a recuperação desses pacientes.

Cuidadosas ventilação e iluminação naturais, espelhos d’água, jardins internos, áreas para os pacientes tomarem banho de sol e até uma maca desenhada especialmente para os hospitais fazem parte do repertório de soluções aplicadas nesses edifícios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário