segunda-feira, agosto 02, 2010

Sauna

A sauna é uma boa opção para complementar o lazer, além de funcionar como um eficiente tratamento para a pele, aliviar as tensões e ter efeitos terapêuticos comprovados



Com a chegada das estações frias, as saunas tornam-se ainda mais convidativas. Elas se apresentam como mais uma opção de lazer e ainda trazem diversos benefícios à saúde dos usuários. Se você está pensando em construir uma em casa, a boa notícia é que a execução pode ser rápida e não é preciso reservar grandes áreas. Se as paredes de alvenaria já estiverem erguidas, em um mês é possível realizar as instalações necessárias, revestir o espaço e inaugurar a sauna seca ou a vapor.

O planejamento é fundamental para garantir o conforto dos usuários. Para calcular a área ideal é preciso analisar quantas pessoas o ambiente irá receber. 

Os profissionais calculam uma medida aproximada de no mínimo 1 m2 por pessoa. Outro ponto importante é a altura do pé-direito, que tem média recomendada de 2,20 m, para permitir o melhor aproveitamento do calor, mas esta medida dependerá da altura das arquibancadas que fazem as vezes de assentos. Os bancos devem ter profundidade mínima de 0,60 m e 2 m de comprimento para que uma pessoa possa se deitar. A altura deve ser equivalente à de uma cadeira - aproximadamente 0,50 m. As arquibancadas devem ter no máximo dois lances para que o pé-direito não seja muito alto.

As portas devem abrir para fora para facilitar a saída dos usuários. As de saunas secas precisam ser de madeira e as de úmidas podem ser de aço inoxidável com estrutura e batente de alumínio anodizado - com isolamento térmico interno - ou de vidro. Normalmente, as portas de ambas possuem um visor de vidro que deve ser temperado ou duplo para não trincar por causa do calor.



Integradas à piscina
Para valorizar o lazer, é possível interligar os projetos. Para isso, é preciso construir um ambiente de três paredes de alvenaria e uma de vidro, que fará a ligação direta com a piscina.
A vedação desta parte poderá ser entre o vidro e a lâmina d'água ou é possível construir uma parte de alvenaria. Os vidros mais indicados são os laminados e temperados, ou blocos de vidro.
A parte que ficar em contato com a água da piscina deve ter uma proteção inferior, como uma aplicação de borracha, impedindo acidentes com o usuário ao mergulhar.
 
Projetada pelas arquitetas Isabella Nalon e Gigi Gorenstein, a sauna seca utiliza equipamento a lenha e tem área de 6 m². Paredes e teto receberam revestimento de madeira cedro e no piso foi aplicada cerâmica (Lastra). A janela de vidro integra o ambiente à natureza do exterior. O projeto foi executado pela empresa Duramax.
Seca
Totalmente revestida de madeira, a sauna seca tem o calor produzido por um forno que pode ser elétrico, a gás ou a lenha. O banho finlandês pode ultrapassar os 80ºC de temperatura. A instalação da madeira - que deve ser especial para saunas secas - é feita sobre uma camada de forro de lã de vidro que garante isolamento térmico e vedação. O piso pode ser cimentício e um deque de madeira removível deve ser colocado sobre ele. É fundamental a projeção de um ralo.

Para saber o quanto a sauna usará de energia, Gilson Pereira Silva, proprietário da Steamax, orienta: "Calculamos normalmente 0,5 m2 para cada kW gasto", explica. A otimização da energia está diretamente ligada à altura do pé-direito do ambiente e à vedação.

Para garantir a renovação do ar, as paredes devem ter duas aberturas. "É preciso deixar um orifício para a saída de ar de mais ou menos 3 a 4 polegadas próximo à porta e também na parte superior da sauna". As luminárias e lâmpadas devem ser especiais, normalmente blindadas, para suportar as altas temperaturas. Os melhores locais para a instalação são as paredes e não o teto. Os interruptores devem ser instalados do lado de fora, para proporcionar mais segurança.






A vapor

Conhecida como banho turco, tem temperaturas mais baixas e produz vapor a partir de geradores (a gás ou elétricos). Por isso, é imprescindível que a sauna seja revestida com materiais antiderrapantes e impermeáveis. Recomenda-se impermeabilizar o piso corretamente e subir com a manta impermeabilizadora nas paredes até 20 cm.

Os acabamentos mais usados são os tradicionais azulejos, as cerâmicas e as pedras, como os mármores. É preciso aplicar isolamento térmico antes do material. Para tanto, é aconselhável colocar vermiculita (um mineral mau condutor de calor) na argamassa de assentamento. "Devido à dilatação que ocorre com o calor da sauna, seu uso é indispensável",. Prudence ainda recomenda que o revestimento tenha cores claras para melhorar a visibilidade do local.

Na construção do cômodo, é indispensável prever uma inclinação do teto de 10% a 20% em relação ao ponto mais alto. "Esta medida evitará que as gotas formadas pelo vapor caiam sobre os usuários e escorram por apenas um dos lados do ambiente". Um ralo de 10 x 10 cm deve ser instalado próximo à parede onde escorrerá o vapor condensado.

Para garantir a segurança dos usuários é preciso instalar do lado de fora do ambiente os interruptores e botões de acionamento, assim como os equipamentos geradores - que devem conduzir o vapor através de tubos de aço galvanizado. Da mesma forma que as secas, as saunas úmidas pedem iluminação especial instalada na parede e blindada, e respiros para a saída de ar.

Nas cores branca e azul, seguindo o padrão da área de lazer, a sauna a vapor projetada pelas profissionais da MLisboa Arquitetura tem área total de 7,2 m2. O piso e as paredes foram trabalhados com pastilhas (Colormix) 2 x 2 cm. O azul foi usado para destacar o volume de alvenaria que remete a uma espreguiçadeira com vista para a represa, possibilitada pela aplicação de uma janela de vidro.










fonte:
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/45/artigo132099-2.asp

Um comentário:

  1. Parabéns Lorena, os seus comentários foram dos poucos que deixam claro os conceitos da sauna e do banho de vapor. Trabalhamos com a representação da TYLÖ (empresa sueca maior fabricante de saunas do mundo)e tenho pesquisado pela internet como anda o conhecimento técnico do público brasileiro. A acrescentar apenas: a temperatura do banho de vapor deve ficar entre 40 e 45°C. Existe um tipo de sauna ainda pouco conhecido no Brasil, chamado de "soft sauna", que é uma sauna em ambiente de madeira, com temperatura mais baixa (aprox.65%) e umidade mais alta (aprox.45-65%). Para comparação, a umidade de uma sauna seca é 20% no máximo e a do banho de vapor é 100%.Trata-se de um forno para sauna seca com reservatório de água para aumentar a temperatura. (Ass. Ana / ana@nordic.com.br)

    ResponderExcluir