segunda-feira, setembro 13, 2010

Dicas para delimitar espaços



O recorte no gesso acima das portas de vidro percorre a sala de estar de ponta a ponta. A iluminação é feita com spots e lâmpadas halógenas, proporcionando uma luz amarelada. A sanca menor abriga xenon (lâmpada incandescente preenchida com um gás com duração de 30 mil horas). "Dependendo do tipo de iluminação, os ambientes podem ficar mais isolados ou integrados, por causa da absorção de luz pelo vidro jateado", diz o arquiteto responsável pelo projeto luminotécnico Guinter Parschalk.

 Pisos diferentes
  Entre os dois ambientes há uma faixa de vidro que demarca essa transição. A mudança dos materiais de acabamento delimita visualmente cada espaço no projeto da arquiteta Jamile Helou. A arquitetura também ajuda nessa função com o pilar estrutural e a diferença da altura do pé-direito em cada ambiente.







 O apartamento tem os ambientes predominantemente brancos e integrados. Para delimitar as funções de cada espaço, os arquitetos Gustavo Pimenta, Cláudia Pimenta e Patrícia Franco se valeram das cores. A parede principal da sala de estar foi pintada com tinta acrílica da Coral (ref.: Mousse de Uva em acabamento Toque Sublime). "Apenas trabalhando com cores, conseguimos diferenciar os ambientes sem a necessidade de grandes intervenções. Na parede oposta, por exemplo, utilizamos papel de parede emoldurado com painéis de madeira", finalizam.




 
Todas as paredes do térreo foram demolidas e os ambientes sociais se unem ao jantar e à cozinha. Contornando o espaço de preparo das refeições, a arquiteta Graciela Piñero instalou trilhos e contornos que permitem a abertura ou o fechamento de uma porta de correr de madeira ripada, que pode ser escondida na alvenaria.



FONTE: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/53/artigo158703-4.asp
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário