terça-feira, setembro 28, 2010

Jogos de (des)colorir



Preto e branco, negativo e positivo, contrastes e sobreposições. É a estética dos anos 10, que também faz uso dos extremos da cor para alcançar maior liberdade criativa na decoração.




O ambiente vestido com tecidos Bolas Sixty, da Larmod, e Bolas Berlim II, da Casa Fortaleza, destaca o banco em laminado Gaspar, da Estar Móveis, com imagem estampada da musa Audrey Hepburn. A bandeja em acrílico da KCase faz as vezes de mesa lateral, exibindo motivos em perfeita sintonia com bolas, listras e ondas dos pratos da SB Graph e das espátulas da Suxxar




Apesar de estarem em alta, as cores vibrantes não estão sozinhas na decoração. A clássica combinação de preto e branco passeia pelos extremos da luz (da presença à ausência total dela) e resgata motivos atraentes para móveis, acessórios e revestimentos.

Influenciados pela estética da Optical Art, grafismos, geometrismos e clássicos como pied-de-poule, príncipe-de-gales, arabescos, listras, florais e outras padronagens em P&B entram em cena para reviver uma estética popularizada nos anos 1960 e que volta a ser festejada. "É uma época de contrastes, que começou nos anos 2000, quando os espaços ganharam identidade própria", diz a consultora Ruth Fingerhuth, da New One Comunicação e Marketing, empresa especializada em pesquisas de tendências.

Diferente de outros momentos, desta vez nem o preto nem o branco brilham solitários. É o duo que divide as atenções sem evocações minimalistas. "Sempre depois de crises mundiais, a neutralidade do branco, preto e cinza ganha força. Foi assim depois do 11 de setembro de 2001 e após a crise mundial de 2008. Em 2009, as cores começaram a aparecer com cautela na decoração. Agora em 2010, as pessoas querem cor e muitos contrastes. Por isso, o P&B está em alta tanto quanto a customização."

Os opostos de hoje nada têm de clássicos. Aparecem cooordenados, descombinados, ousados, irreverentes. A ideia é oferecer um mar de possibilidades à decoração dos ambientes, e o motivo é um só: "As pessoas finalmente acordaram para a personalização. Chega de modismos! Ninguém quer ter tudo igual, datado, uniformizado."

O tradicionalíssimo padrão príncipe-de-gales, da JRJ, faz pano de fundo para receber os "retratos", à esquerda, da poltrona Wall 2, criação de Marcus Ferreira para a Decameron, e o positivo e negativo das cadeiras Puzzle, assinadas por Vittorio Torchetti e Luis Bartonelli para a DBox. Acima, o ambiente emoldurado recebe na parede porcelana artística de Calu Fontes, feita a quatro mãos com Carine Canavesi para a grife de azulejos Amarelo Pavão

A luminária de chão Pampa Grande, da Bertolucci, em coluna de madeira freijó, domina a composição concebida com tecido China Washed, em algodão cru e listrado, da JRJ. Complementado o visual, tapete da By Kamy e cadeira Lee, da Estar Móveis, em madeira ebanizada e estofada em linho preto com encosto bordado. No retrato, tecido de algodão Pinceladas, da Again, e pufe Dado, da Mãos Contemporary Art, sobre manta da Fototricô

Mais quadros e mais sobreposições contrastantes. No living da Casa Cor 2009, página ao lado, Francisco Cálio aplica azulejos do mestre Atos Bulcão para compor a parede do ambiente. Acima, três takes: papel de parede com efeito óptico Caro Karo, da grife alemã Marburg, disponível na Guilha; poltrona em branco e preto da KCase na frente de algodão cru e listrado da JRJ; abajures Tupi, da Bertolucci, em alumínio, diante do tecido Omega Plus, em listras irregulares. O tecido com poás, ao fundo, é da Larmod e o tapete, da By Kamy

Inspirado em arabescos, o revestimento da Larmod exalta a cadeira da Bali Express, em teca com pátina, estampa de Celina Dias e almofada também da Larmod. A grife de tecidos fornece ainda o cachorrinho de pano e os padrões dos futons sobre o tapete da Mãos Contemporary Art, que reproduz desenho das calçadas cariocas. A mesa T, em MDF laqueado de vermelho, é criação de Saulo Szabó e Fernando Oliveira, da Ház Design para a A Lot Of, e recebe abajur da Coisas da Doris. A almofada com mapa de São Paulo é da Fototricô

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