sábado, outubro 16, 2010

Apê de 44 m²

 Opções atendem a orçamento enxuto

O projeto sem quebra-quebra e com peças sob medida saiu por 9,5 mil reais

Durante um ano e meio, um jovem executivo carioca morou sem prazer no dúplex alugado em São Paulo. “Ele tinha vergonha de receber amigos porque não gostava da marcenaria escura”, conta o arquiteto Saulo Szabó. Ao serem contratados, Saulo e seu sócio, Fernando Oliveira, ouviram a encomenda de deixar os ambientes confortáveis, claros e com assentos para várias pessoas. Também precisavam encaixar um bar e um escritório, tudo em um orçamento de até 12 mil reais. O esforço deu tão certo que os profissionais fecharam o projeto – sem quebra-quebra e com peças sob medida – por 9,5 mil reais.


Na parede à frente, ficam a estante com nichos para livros e o móvel de apoio para o DVD (1,60 m x 40 cm e 45 cm de altura). Ambos são de MDF com laca brilhante azul. Os móveis azuis foram feitos pelo marceneiro André Crudo. Luminária da Fas, tapete lilás da Originale, sofá de Fernando Jaeger e quadros da galeria Mônica Filgueiras.


Como o dúplex é pequeno, toda a marcenaria foi projetada pelos arquitetos com dimensões enxutas. Na sala, uma mesinha de pau-ferro (45 x 45 cm) e dois pufes (40 x 40 cm) forrados de tecido se alternam como apoio e assento extra para as visitas.

No estar, optou-se por um sofá de dois lugares, de 1,70 m de comprimento, com braços estreitos. Poltrona da City Design com algodão da Again.

Até a área embaixo da escada, de 2,28 m de comprimento, foi aproveitada: virou home office e bar. Para isso, os arquitetos desenharam o móvel laqueado com bancada, nicho fechado para copos e gavetas para documentos. Os módulos suspensos guardam livros. O móvel sob a escada foi executado pela Móveis Andrade. Cadeira da City Design. No lavabo, a parede recebeu tinta da Suvinil (ref. R-094).


Os armários do quarto eram de madeira maciça e foram preservados. Apenas ganharam pintura branca, solução que clareou o espaço. No lugar de um criado-mudo tradicional, os arquitetos dispuseram uma mesinha criada por eles, feita de caixa de apicultura.




A única obra feita no dúplex foi o fechamento da cozinha, antes aberta para a sala, com drywall. Até o carpete original se manteve nos pisos do térreo e do quarto.


fonte:  http://casa.abril.com.br/materias/apartamentos/ape-44-m-opcoes-atendem-orcamento-enxuto-601767.shtml#7

Um comentário:

  1. Alguém sabe a cor que foi utilizada na sala?
    Tb gostaria do contato do Marceneiro.

    Obrigado
    dan2.9@hotmail.com

    ResponderExcluir