sexta-feira, novembro 05, 2010

Abertos para a natureza, porém protegidos

Como abrigos, os gazebos permitem momentos agradáveis na área externa sem preocupação com o tempo frio.

Proteger e revelar. A dualidade de funções do gazebo remete às sensações de aconchego e liberdade oferecidas pela construção.
Usada em jardins desde a Grécia antiga, a estrutura coberta oferece a possibilidade de aproveitar os espaços externos sem exposição direta ao sol ou à chuva.
As paredes laterais em alvenaria - ou pelo menos parte delas - inexistem. No frio, o fechamento em vidro ou com persianas mantém o espaço visualmente livre.

Essas estruturas são uma alternativa para quem não pretende deixar o inverno sabotar os momentos de desfrute da natureza. Voltados ao convívio familiar, ao relaxamento, a momentos de leitura ou para receber visitas, as construções por si só já chamam a atenção. Os materiais usados para obter conforto variam. Metal, madeira e alvenaria combinam-se com vidros e persianas para obter a luminosidade e o grau de integração com o exterior nos níveis desejados. 

Cada vez mais elaborados, os gazebos atualmente contam com bons móveis e equipamentos eletroeletrônicos, como tevê e ar-condicionado, que otimizam o aproveitamento dos espaços nas mais diversas ocasiões. Eles podem ser posicionados em um canto do terreno, na continuidade da casa, no terraço do apartamento ou independentemente e com vista para o mar.
Integrado à casa
Ao reformar a residência, o proprietário fez questão de criar um espaço para tomar café da manhã, ler, relaxar e vislumbrar a natureza. A proposta era deixar com "cara" de casa de campo, mas que fosse clean e moderna.
O casal, com três filhos adultos e um neto, queria um local amplo que não parecesse um hotel. Projetado pela arquiteta Carolina Prearo em Campos do Jordão, o gazebo - de madeira pintada de branco e envidraçado - tem 20 m² e pé-direito de 4 m, e serve como principal ponto de encontro da família. A estrutura integra o verde da área externa à sala de lareira da casa e protege os moradores do frio. A porta que existia entre os dois espaços foi retirada.
O vidro temperado, com espessura superior a 10 mm, permite o aquecimento interno pela incidência dos raios solares. As persianas brancas, inclusive na cobertura, privilegiam a luminosidade natural. À noite, arandelas e um abajur clareiam a escuridão. De acordo com a arquiteta, a preocupação principal foi respeitar a arquitetura da casa, fazendo com que o gazebo seguisse o mesmo estilo. A pedra mineira integra o gazebo ao jardim. O piso interno recebeu porcelanato rústico.
Para invernos ensolarados
A estrutura de madeira peroba chumbada no terreno nivelado sustenta uma cobertura de vidro laminado a 2,80 m de altura. Inspirada na arquitetura alemã do século XVI, a solução proposta pela arquiteta Emilia Garcia permite o aproveitamento da parte externa da residência nos dias ensolarados de inverno em Campos do Jordão (SP).
A proteção serve também para o uso do espaço nos dias de chuva. Segundo a profissional, o terreno de 3.500 m² foi o que motivou criar o gazebo de 90 m². A área total é delimitada pelos paralelepípedos de granito assentados sobre contrapiso.

Leve e resistente
A laje do apartamento dúplex de cobertura em São Paulo recebeu um gazebo de 75 m² leve e ao mesmo tempo resistente à força dos ventos. O arquiteto Glen Finch usou metal e vidros de 8 a 10 mm para ampliar o espaço de convivência da família no terraço, sem perder a vista da cidade. A estrutura foi toda fixada em sapatas e com um sistema de vigas chamado de cinturão de amarração. A partir dessa base metálica foi instalada a cobertura e foram feitos os fechamentos do teto, portas e janelas.

Os materiais leves, escolhidos para não comprometer a estrutura do prédio, levaram o profissional a um segundo desafio: oferecer conforto térmico ao espaço. Para isso, ele optou por um isolamento com manta de lã de rocha sobre o forro de gesso interno e pela colocação de Insulfilm refletivo nos vidros.

O ar quente acumulado sob o teto nos dias de sol não fica represado graças às venezianas fixas sobre as janelas e portas. O ar-condicionado tipo "cassete", embutido no teto, controla a temperatura abaixo do forro, que fica a uma altura de 2,50 m. O sistema de aquecimento, as cortinas e as persianas de madeira permitem o fechamento total do gazebo e servem como refúgio nos dias mais frios. No piso, placas de cimento brancas de 1 m² oferecem durabilidade. Para acessar o espaço, que conta com ambientes de estar e de lazer, há duas alternativas: uma escada de acesso no meio da sala no piso inferior e da varanda da piscina.




Inspirado em Bali
Um gazebo que remetesse a Bali foi solicitado pelos proprietários dessa casa de praia. Com 14m² e pé-direito de 2,40 m, o ambiente projetado pelo paisagista Roberto de Sá e executado pelo engenheiro Renato Araújo, inspirado naquela ilha da Indonésia, é totalmente aberto e liga-se sem barreiras físicas a toda a área de lazer externa da casa. De um lado pode-se ver a sala de jogos, do outro, a porta leva ao vestiário e à cozinha de apoio a uma quadra de tênis. 

Sobre a cobertura, uma proteção de polipropileno transparente e persianas rolo embutidas no teto protegem o local nos dias mais frios. O polipropileno é vantajoso por ser um plástico de alta resistência e boa estabilidade térmica. Após drenagem, sobre o contrapiso, a madeira perobinha foi colocada em sistema macho-e-fêmea com espaço de 1 cm entre as peças. Só depois foram erguidas as bases laterais de sustentação e instalada a cobertura: um pergolado em ipê sobre a base em madeira maciça. A obra e a ambientação foram concluídas em 45 dias. O profissional explica que foi importante tratar e curtir a madeira em estufa antes de deixá-la exposta ao sol e à chuva.


fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/46/artigo139992-1.asp

Um comentário:

  1. Lorena, eu e esposo estamos com uma duvida imensa, o marido queria cobrir a varanda p proteger do sol e chuva, o que posso fazer na varanda/sacada da minha casa para cobrir da chuva, uma vez que eu iria cobrir com telhas e a CEF q financia a minha casa nao permitiu pois iria alterar o projeto, de forma que eu nao mexesse tanto na estrutura?

    ResponderExcluir