segunda-feira, dezembro 20, 2010

De olho na segurança que os móveis devem oferecer ao bebê

























Berço, cômoda, poltrona, trocador, roupeiro ou cama. Para selecionar os modelos de móveis a ser usados na decoração do quarto do bebê, alguns pontos de observação são fundamentais. A seguir, as dicas dos especialistas para não cometer enganos. Lembrando que, em geral, cada loja oferece móveis com medidas exclusivas. Por se tratarem de peças feitas sob encomenda, é possível personalizar quase tudo.

Qual móvel é indispensável no quarto do bebê?
Apenas o berço. Todos os outros são adaptáveis ou, ainda, permitem que você opte por modelos com dupla e até tripla função, como berços com gavetões, por exemplo, para dar apoio à mãe.

O que é considerado indispensável na escolha do berço?
Por se tratar de um móvel que será usado por dois anos, em média, ou até que o bebê atinja 90 cm, o ideal é que seja de madeira e não apresente risco de soltar farpas. As partes de metal devem ser resistentes à corrosão e o vão entre o estrado e as grades não pode ser maior do que 25 mm, assim como o espaço entre as ripas das grades não pode ultrapassar 60 mm.

Quando é recomendado o uso do moisés para o bebê?
Na fase em que a mãe quer manter o recém-nascido por perto, devido a sua estrutura mais leve e menor, o moisés é indicado por poder ser transportado pelos cômodos da casa, mantendo o bebê sempre confortável.

É possível misturar os estilos provençal e colonial entre os móveis?
Neste caso, a sugestão é usar mobiliário provence e apenas uma peça colonial para não pesar.

Se o espaço conta com armário embutido, pode ter roupeiro e cômoda também?
A menos que o armário embutido conte com cômoda instalada no lugar de um dos corpos, pode sim. Afinal, basta que a área permita tudo sem comprometer a circulação e que você respeite o estilo escolhido para o mobiliário no espaço.

O que caracteriza os móveis provençais? E os coloniais?
Provençais são aqueles trabalhados em madeira clara e, geralmente, com acabamento patinado na cor branca. Já os coloniais são extremamente trabalhados, entalhados e com acabamento 100% em tom acastanhado.

Móveis de madeira em tom natural podem ser usados em decorações masculinas ou femininas?
Sim! A madeira é um material neutro que compõe muito bem tanto com tons de rosa, vermelho e lilás, como com as cores verde, azul e bege.

Como escolher a cômoda certa?
As medidas recomendadas para oferecer conforto e segurança à mãe e o bebê na hora da troca e acomodar os acessórios são entre 85 e 90 cm de altura, de 47 a 50 cm de profundidade, e de 87 cm a 1 m (mínimo) de comprimento. Além disso, certifique-se de que gavetas, portas e rodízios possuem travas e se a tinta usada é atóxica – o ideal é que seja à base de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário