segunda-feira, dezembro 27, 2010

Madeira de Demolição


Sustentabilidade. Essa é a palavra que expressa a maior necessidade dos tempos atuais. Definindo essa idéia em uma frase simples, é “Suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”.

Há um crescente esforço por parte das empresas para diminiur a agressão ao nosso ecossistema. Eliminação das sacolas plásticas por parte dos supermercados, reutilização de água, aumento do uso de energia solar, capitação da água da chuva, boletos gerados e pagos via DDA e outras medidas que visam preservar os recursos naturais.

E quanto ao desmatamento? A exploração humana já disseminou em cerca de 300 anos mais de 50% de toda área de vegetação natural em todo mundo. As conseqüências da retirada da cobertura vegetal original são principalmente perdas de biodiversidade, degradação do solo, erosões, mudanças climáticas e na hidrografia.

E porque não levantar a bandeira contra o desmatamento dentro de nossas casas? Essa é a idéia central do mobiliário produzido em madeira de demolição.

Banco Jatobá - Esse tipo de madeira pode ser utilizado em ambientes externos.

Esse tipo de madeira é uma reciclagem de um material que já tinha um destino certo: o lixo. Nas mãos de talentosos artesãos, transforma-se em peças de alto luxo, que são utilizadas por renomados aquitetos, designers de interiores e engenheiros.

Essas madeiras apresentam um aspecto de furos de prego, parafusos, restos de tintas e outros, que não devem ser considerados como defeito, ao contrário, apresentar essas marcas demonstra que se está adquirindo um verdadeiro móvel de madeira de demolição.




Sofá em Jequitibá - Árvore nativa da Mata Atlântica. O explorador, como é sabido, busca primeiro árvores maiores, perfeitas e sadias para derrubar. Quinhentos anos de exploração nos deixou apenas os menores exemplares. A maior parte foi cortada para se transformar em material de construção e mobiliário . Hoje, as árvores remanescentes pertencem à lista das espécies vegetais em extinção. 

A imagem mostra o mesmo sofá da foto acima, quando ganha almofadas e Futons em tecidos modernos. Se transforma em um produdo de alta decoração e cobiçado pelo comércio nacional.

“O comércio de madeira de demolição é uma forma responsável de se utilizar madeiras nobres de forma racional sem agressões ao meio-ambiente. Ainda hoje se comercializa em larga escala, madeiramento de origem duvidosa e na maioria das vezes advindas de extração ilegal ou criminosa, o que gera um dano irreparável na natureza, aniquilando diversas espécies e até mesmo em muitos casos chegar a fase de extinção.” – Grupo SG.

Bancos em Sucupira - É uma árvore de porte médio, de 8 a 16 metros. Fornece madeira muito dura, usada em construção civil e pode ser reutilizada no mercado mobiliário para produzir belíssimas peças como esta da foto.
Mesa Mogno. Reaproveitamento de madeira.
Aparador Capauva

Apesar das autoridades brasileiras estarem monitorando o problema desde 1988, o mais importante é a conscientização de todos dos danos produzidos aos recursos naturais, causados peça extração irresponsável de madeira. Nas edições da Casa Cor podemos conferir o apelo de grandes nomes da arquitetura para a decoração sustentável. Abaixo imagens dos ambientes criados  Bya Barros, Daniela Colnaghi e Fábio Galeazzo para Casa Cor. Ênfase na madeira de demolição:

Na ordem projeto Daniela Colnaghi, Bya Barros e Fábio Galeazzo
Como vocês viram nas fotos acima, com essa madeira reciclada não obtemos apenas móveis, mas pisos, painés, fachadas e outros.
Painel em madeira de Demolição - Decorar só com móveis modernos da a casa o ar de loja. A sabedoria está no meio-termo, mesclar o atual com o passado. O painel em madeira reciclada tornou o ambiente acolhedor e lhe rendeu personalidade.

Você pode conferir mais no site:

fonte: http://www.modernidademoveis.com/blog/2010/10/02/moveis-de-madeira-de-demolicao

Um comentário: