segunda-feira, dezembro 20, 2010

RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM MATERIAIS ALTERNATIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Atualmente a construção civil é considerada uma das atividades que mais geram resíduos e alteram o meio ambiente, fazendo com que os edifícios sejam os principais responsáveis pelos maiores impactos causados à natureza, em todas as suas fases, desde a extração de matérias-primas, até o final da vida útil da edificação, ou seja, essas alterações sobre o meio ambiente começam desde as etapas de construção de determinado empreendimento até os momentos de manutenção, reforma, ampliação, desocupação e demolição.
O crescimento das indústrias tem sido também o responsável por um considerável aumento na produção de resíduos sólidos. Sabe-se que o destino final destes resíduos associado ao tratamento inadequado traz sérios problemas para o meio ambiente. O segmento industrial calçadista produz um grande volume de resíduos que constitui um grave problema ambiental, entre eles podemos destacar o EVA (Etileno Acetato de Vinila), que além de não serem biodegradáveis, possui uma baixa massa específica, fazendo com que sejam necessárias grandes áreas para serem depositados.
 É possível reciclar esses resíduos, transformado-os em material que podem ser utilizados como insumo no processo produtivo da indústria da construção civil resultando em uma solução inovadora, tecnologicamente eficiente e ecologicamente correta.
Esse tipo de resíduo (EVA) apresenta boas características acústicas e térmicas, é estável, inerte, não suscetível a fungos e pode ser aproveitado como agregado sintético para elaboração de compósitos leves.
 Entre as aplicações e vantagens possíveis na construção civil podemos citar o seu uso para enchimento de lajes rebaixadas, isolamento acústico entre pavimentos, blocos e/ou painéis para vedação com redução da carga estrutural, isolamento térmico nas lajes de forro, dessa forma podemos utilizar esse material na construção civil de diversas maneiras sem o uso na função estrutural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário