quarta-feira, janeiro 26, 2011

Luz que vem do céu

Com a iluminação zenital, grandes áreas e cômodos sem janelas recebem a luminosidade e a ventilação necessárias para tornar os espaços mais funcionais e agradáveis

Iluminação natural, raios de sol e uma brisa refrescante podem ser grandes aliados do projeto luminotécnico. Por isso, muitos profissionais planejam a seguinte composição: misto de lâmpadas e luminárias com a chamada luz zenital. Por meio dela, a luz penetra através de aberturas na cobertura, mantendo uma boa distribuição de claridade, principalmente em espaços com grandes profundidades e dimensões, nos quais janelas não suprem a necessidade de uma boa ventilação e iluminação.

Existem vários elementos que propiciam esse efeito, e o aproveitamento da luz natural dependerá do recurso zenital escolhido. Entre eles estão os Lanternins - aberturas da parte superior do telhado, indicadas para ambientes quentes e com pé-direito alto; a Claraboia - abertura na cobertura que oferece uma ótima estética; a Cúpula (domo) - abóboda que dá a sensação de que a estrutura é maior; e o Átrio - espaço central aberto ou com fechamento translúcido.

Existem vários elementos que propiciam esse efeito, e o aproveitamento da luz natural dependerá do recurso zenital escolhido. Entre eles estão os Lanternins - aberturas da parte superior do telhado, indicadas para ambientes quentes e com pé-direito alto; a Claraboia - abertura na cobertura que oferece uma ótima estética; a Cúpula (domo) - abóboda que dá a sensação de que a estrutura é maior; e o Átrio - espaço central aberto ou com fechamento translúcido.

Ricardo Breda Para proporcionar mais claridade para a casa em que vive com o marido e a filha, a arquiteta Maria Fernanda Rodrigues projetou uma claraboia no pavimento intermediário, onde está localizada a área íntima. O elemento zenital, com estrutura de alumínio e cobertura de policarbonato, foi executado no telhado do sótão, exatamente sobre a caixa da escada. Permite que a luz natural chegue ao hall de distribuição dos quartos e valoriza a estética do espaço.
Maíra Acayaba
Caixilhos de alumínio, vidro e madeira são os elementos predominantes neste projeto, assinado pelos arquitetos Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba. Para ligar os dois pavimentos, os profissionais optaram por uma escada vazada com degraus de pranchões de peroba de 80 cm de largura, a qual permite que a luz natural chegue ao acesso para o andar inferior. Já a abertura zenital superior, na foto ao lado, oferece luminosidade natural para o banheiro da residência, dispensando a abertura de uma janela na fachada para servir o ambiente.
Nesta residência, a arquiteta Simone Bigoto trabalhou com diferentes alturas e planos, interligando os volumes com a iluminação zenital. A entrada da residência, com pé-direito de 6 m, ganhou muita claridade graças à claraboia sobre a escada e às bandeiras na alvenaria. Eesses recursos foram executados em  alumínio com pintura epóxi branca e vidros temperados de 10 m - materiais que oferecem leveza, segurança e uma bonita estética ao projeto. Pedro Abude


Gui Morelli No projeto desta casa, os arquitetos Tânia Regina Parma e Newton Massafumi Yamato optaram pela estrutura metálica aparente e por muito vidro, que deixa a luz natural entrar à vontade. Os brises que compõem a cobertura ocupam aproximadamente 95% da construção e foram feitos de plástico reciclado e materiais orgânicos. Na área da escada, a iluminação zenital oferece ainda mais leveza e claridade. Nela, a luz também incide no grande vão à frente, que toma todo o pé-direito e se integra à cobertura de aço.
Nesta casa, o arquiteto Guilherme Torres utilizou vários recursos que permitem a incidência de iluminação natural. O spa, instalado dentro da área de lazer, recebeu cobertura retrátil acionada por controle remoto e vidros com películas de proteção contra os raios ultravioleta. No banheiro do quarto de hóspedes, o domo oferece a entrada de uma luz mais sutil durante todo o dia. E esse recurso zenital tem abertura de 15 cm para a troca de ar e uma tela metálica que evita a entrada de insetos. Beto Consorte
Marcelo Scandaroli Com o estudo da posição solar em mãos, o arquiteto Fernando Sá pôde projetar uma residência com muitas aberturas, permitindo que o sol entre e aqueça os espaços nas melhores horas do dia. Além das grandes portas e janelas de vidro, foram criadas bandeiras sobre as estruturas e claraboias em pontos estratégicos. Um bom exemplo da utilização de iluminação zenital está na pérgula de cumaru com cobertura de vidro, bem acima do jardim interno - ponto de interligação entre os dois módulos da casa.

fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/ESCC/Edicoes/65/artigo206396-2.asp

Um comentário:

  1. Claraboia ou Domos ?

    O melhor modo de se obter claridade em ambientes:

    Já por longos anos a construção civil tem utilizados diversos artifícios para se ter claridade em ambientes, artifícios estes que nem sempre atingirão a expectativa desejada

    Exemplos: Telha transparente, Domos e Claraboia.

    1°Telha transparente.
    A cada ano precisa se trocada devido o acumulo de sujeira tornado inviável a constante manutenção

    2°Domos e Clarabóias
    Precisa ser constantemente higienizado devido ao acumulo de sujeira,
    perda da área útil da superfície por não poder ser transitada,
    Perigo constate de invasão por vândalos e ladrões entre outros, por se ter um espaço vulnerável e frágil.

    3°Vantagem da eco-laje:
    Segurança contra invasores.
    Fácil manutenção e limpeza.
    Preserva a área útil de superfície podendo se ter trafego normalmente.
    Designer diferenciado e sempre exclusivo.
    Fácil de fazer (podendo ser feito por qualquer pedreiro.)
    Custo popular e acessível.
    Economia de energia constante e toda beleza de um teto ecolaje!

    att: Everton F Ferreira.
    Fone: (11) 5924-7625 / 79786759
    www.ecolaje.com.br



    FAÇA DO MUNDO UM LUGAR MELHOR A SUSTENTABILIDADE É O CAMINHO !

    ResponderExcluir