quarta-feira, fevereiro 02, 2011

Bjarke Ingels projeta pista de esqui sobre cobertura de usina geradora de energia

Fachada do edifício em concreto terá várias aberturas para entrada de luz natural


O escritório dinamarquês BIG, do arquiteto Bjarke Ingels, venceu um concurso para o desenvolvimento da fachada de uma usina de geração da energia elétrica a partir de lixo, na cidade de Copenhagen, na Dinamarca.

Divulgação: BIG
Usina terá fachada "verde"
O concurso previa o desenvolvimento da fachada da usina Amagerforbraending, mas Ingels fugiu da proposta e transformou o espaço. Segundo o projeto do BIG, a usina de 40 anos será envolvida por uma capa de concreto com várias aberturas, por onde entra a luz natural e onde são colocadas plantas, formando uma parede verde.
A forma da usina fez com que o arquiteto tivesse que aumentar uma das pontas do edifício para acomodar a torre de fumaça. Depois, a "capa" foi estendida para que houvesse espaço para uma área de administração. Por último, um dos lados foi rebaixado, possibilitando o acesso do público à cobertura do edifício.
Para não criar um telhado vazio, o escritório imaginou uma pista de esqui sobre a cobertura, que é viável devido à inclinação do edifício. Segundo o projeto, existirão três pistas de nível diferenciado, que ficarão ativas o ano inteiro. O acesso às pistas será feito através de um elevador adjacente à torre de fumaça, levando ao ponto mais alto do edifício.
A torre receberá um sistema que soltará um anel de fumaça toda vez que uma tonelada de CO2 for liberada pela usina. O sistema armazena a fumaça até o reservatório ficar cheio, quando então o anel é liberado. O objetivo é demonstrar o quanto a usina produz de CO2 diariamente.

Divulgação: BIG
Serão três pistas de esqui com níveis diferenciados

Divulgação: BIG
Perfurações na fachada permitem a entrada de iluminação natural
Divulgação: BIG



Torre soltará um anel de fumaça toda vez que uma tonelada de CO2 for liberada pela usina.

fonte: http://www.piniweb.com.br//construcao/arquitetura/bjarke-ingels-projeta-pista-de-ski-sobre-cobertura-de-usina-208110-1.asp?utm_source=Virtual+Target&utm_medium=email&utm_content=PINIweb.com.br+%7C%A0Bja&utm_campaign=NL+Arq+31%2F01&

Nenhum comentário:

Postar um comentário